Avaliação aponta aumento na taxa de transmissão da Covid-19 na Paraíba e 96% dos municípios estão com bandeira amarela ou laranja

 

A 13ª avaliação do Plano Novo Normal Paraíba aponta um aumento na taxa R, que chegou a apresentar índices acima de 1,0, nos últimos 15 dias. Este indicador mostra a taxa de transmissibilidade da Covid-19, que teve uma média móvel de 1,0652 no estado. A avaliação demonstra ainda que esta variação culminou em um aumento na quantidade de municípios em bandeira amarela e laranja, bem como uma diminuição das localidades em bandeira verde. Os resultados indicam a necessidade da observação para a tendência de crescimento da circulação do vírus nos municípios paraibanos.

As novas definições de bandeiras têm início nesta segunda-feira (30) e as recomendações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) são para que haja máxima atenção dos gestores e autoridades sanitárias municipais no sentido de garantir o monitoramento efetivo dos indivíduos com sintomas gripais relacionados ao novo coronavírus. De acordo com o secretário executivo de Saúde, Daniel Beltrammi, o recorte dos últimos 15 dias é o retrato dos eventos das eleições municipais, que geraram maior aglomeração de pessoas e descuido nos métodos de prevenção do vírus.

“O que vemos neste boletim é o resultado dos últimos 15 dias em que tivemos um período atípico na Paraíba, em virtude das eleições. Estávamos com índices mais baixos e com uma prevalência menor da doença entre os paraibanos. Podemos dizer que esta avaliação é um alerta para que a situação não se agrave. O aumento dos casos, sobretudo nas cidades do interior e na região metropolitana de João Pessoa mostram o que já havíamos previsto e, por isso, continuamos chamando a atenção para o distanciamento social e para os outros métodos não farmacológicos de prevenção como o uso ostensivo de máscaras e a lavagem das mãos”, reforça.

De acordo com os dados divulgados pela SES, a Paraíba hoje conta com 96% dos municípios em bandeira amarela ou laranja e apenas 4% em bandeira verde. A 13ª avaliação do Plano Novo Normal ilustra um aumento significativo de municípios na bandeira amarela, com um salto de 80% para 85%, desde a avaliação anterior. Na bandeira laranja o aumento foi de 6% para 11% dos municípios paraibanos. Dentro das transições há uma redução proporcional de 10% em localidades na bandeira verde, saindo de 14% para 4% dos municípios paraibanos.

Cabe sempre ressaltar que as transições para bandeira laranja constatam uma piora da classificação e devem ser acompanhadas com ainda mais atenção e cautela pelas autoridades sanitárias locais, para que possíveis agravamentos na disseminação da Covid-19 sejam evitados em seus territórios. A Paraíba tem 65 municípios que apresentam taxas de letalidade acima da média estadual (2,3%), entre eles estão: Prata, Catingueira, São Mamede, Vista Serrana, São José do Bonfim, Emas, Santa Rita e Bayeux. E, para todos, se recomenda a manutenção de monitoramento e acompanhamento ostensivos das condições de abertura e da rotina diária de funcionamento das atividades produtivas.

“Recomendamos veementemente que os municípios paraibanos sigam fortalecendo seus esforços para aquisição de testes diagnósticos para a Covid-19, em complemento aos esforços estaduais e federais visto que os municípios dispõem de recursos específicos para o desdobramento das aquisições de testes aqui recomendadas. Cerca de 92% dos testes adquiridos pelo Governo do Estado da Paraíba e recebidos pelo Ministério da Saúde já foram distribuídos, sendo que 81% destes para os municípios”, finaliza o secretário executivo.

As informações completas com os dados da 13ª Avaliação do Plano Novo Normal, bem como a lista de municípios e suas respectivas bandeiras, bem como a Nota Técnica e os Protocolos Sanitários para diversas atividades estão disponíveis no site do Governo da Paraíba no endereço paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/novonormalpb.

CLICKPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários