Coleção produzida com renda renascença no Cariri é exposta em desfile no São Paulo Fashion Week

 

Produzida no Cariri do estado, uma coleção feita por rendeiras paraibanas vai estampar as passarelas de um dos desfiles do São Paulo Fashion Week, que acontece neste domingo (8). Mãos firmes e delicadas tecem a renda renascença e a beleza do artesanato paraibano no encerramento do evento, apresentado ao público de forma digital, a partir das 21h, devido à pandemia de Covid-19.

O desfile virtual comemora 25 anos de história do SPFW. Assinada pelo estilista Ronaldo Fraga, a coleção “#SomosTodosParaíba” foi produzida pelas rendeiras de cinco associações do Cariri paraibano. Os grupos estão localizados nos municípios de Monteiro, São João do Tigre, Zabelê, Camalaú e São Sebastião do Umbuzeiro.

O material foi produzido em tempo recorde. Foi preciso paciência e dedicação para que tudo ficasse pronto em dois meses. As qualidades, no entanto, são familiares para as cerca de 100 rendeiras que têm o artesanato como única fonte de renda.

“Isso é gratificante. A renda renascença está na minha vida inteira. Eu dependendo totalmente da renda e outras rendeiras também. Então, é tudo para nós. A gente faz porque ama esse trabalho. Se for reconhecimento, melhor ainda, porque a gente vai ter mais trabalho para fazer”, disse Marlene Leopoldino Vital, rendeira que participou da produção.

Os acessórios e peças de roupas têm inspiração na obra do artista plástico paraibano Flávio Tavares. Os pássaros do artesão Bento Medeiros, do município de Sumé, também fazem parte da elaboração dos produtos.

O desfile homenageia, ainda, o centenário de nascimento de Zuzu Angel, com o tema “Zuzu vive”. A estilista foi a primeira a usar o artesanato nas passarelas. Por isso, traços da personalidade dela também estarão presentes nas peças.

“Zuzu vai ser comparada às rendeiras do Cariri paraibano, as nossas grandes guerreiras. Isso demonstra toda a força que o artesanato tem na moda, falando e agindo como resistência, como luta e como protesto”, ressaltou Marielza Rodriguez, gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP).

O desfile da coleção “#SomosTodosParaíba” é o resultado de um curso de qualificação ministrado pelo estilista Ronaldo Fraga, como parte de uma série de ações do Governo do Estado na valorização da renda renascença, dentro do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), com apoio da sede do Sebrae, no Cariri do estado.

G1 PB / Foto: Secom-PB/Divulgação


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários