OAB-PB repudia agressões da Polícia Militar a advogado em Guarabira; vídeos

 

A Ordem dos Advogados do Brasil , Seccional Paraíba (OAB-PB), divulgou nota, na noite de domingo (1º), repudiando a violência sofrida pelo advogado Fábio Meireles na tarde de hoje, em pleno exercício da profissão, na cidade de Guarabira, por integrantes da Polícia Militar da Paraíba, que com comportamento manifestamente truculento, injustificável e desproporcional, derrubaram o advogado e o algemaram, sob a alegação de desacato.

Fábio Meireles é ex-presidente da Subseção da OAB de Guarabira. “A OAB da Paraíba e a subseção de Guarabira não pouparão esforços para ver os fatos devidamente apurados e os culpados exemplarmente punidos”, diz a nota.

Confira a nota na íntegra abaixo

Nota de Repúdio

A Ordem dos Advogados do Brasil , Seccional Paraíba (OAB-PB), vem manifestar seu repúdio à violência sofrida pelo advogado Fábio Meireles na tarde de hoje(01/11), em pleno exercício da profissão, na cidade de Guarabira, por integrantes da Polícia Militar da Paraíba, que com comportamento manifestamente truculento, injustificável e desproporcional, derrubaram o advogado e o algemaram, sob a alegação de desacato.

Para iniciar, pela dicção do artigo 7º, paragrafo 2 º, da lei 8906/94, “o advogado tem imunidade profissional, não constituindo injúria, difamação puníveis qualquer manifestação de sua parte no exercício de sua atividade, em juízo ou fora dele, sem prejuízo das sanções disciplinares perante a OAB, pelos excessos que cometer ”.

Por outro lado, as imagens das gravações não mostram comportamento abusivo ou desrespeitoso do advogado, que também não ofereceu resistência à condução e mesmo assim foi alvo de violência inaceitável.

A polícia militar, como corporação integrante da segurança pública, tem função essencial e primordial para a sociedade ao exercer o policiamento ostensivo, devendo fazê-lo com firmeza, quando for o caso, mas com urbanidade e controle da situação, como se espera de qualquer agente público de segurança.

A prática policial consistente no uso desnecessário ou excessivo da força para resolver pequenos conflitos ou para prender pessoas acusadas de crimes de forma ilegítima ou usando irregularmente ou anormalmente de força física contra outras pessoas, mais do que um policial mais preparado consideraria necessário, é denominada de violência ilegal ou ilegítima, e como tal deve ser repelida e combatida porque despropositada e semeadora dos germes do autoritarismo e do arbítrio.

A OAB da Paraíba e a subseção de Guarabira não pouparão esforços para ver os fatos devidamente apurados e os culpados exemplarmente punidos.

Vídeo: Reprodução/Redes Sociais
Vídeo: Reprodução/Redes Sociais
Vídeo: Reprodução/Redes Sociais

AGENCIA BRASIL

BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários