Covid: 265 mil paraibanos não estão seguindo o isolamento social

 

Cerca de 265 mil pessoas não adotaram nenhuma medida de isolamento social, em outubro, na Paraíba, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Covid-19, divulgada nesta terça-feira (1º), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso corresponde a um aumento de 167,6% em comparação com o mês de julho, quando a estatística experimental teve início e apenas 99 mil paraibanos estavam negligenciando essa medida de segurança.

O número de outubro corresponde a 6,6% da população paraibana. Apesar de ser uma parcela pequena, o percentual está acima da média nacional (4,6%) e regional (5%). Além disso, o número de pessoas que ficaram rigorosamente em isolamento social apresentou uma queda de 45,9%, passando de 1 milhão em julho, para 569 mil em outubro. Com a redução, esse grupo que correspondia a 26,2% dos paraibanos, passou a ser apenas 14,1% da população.


A Pnad indicou ainda que cerca de 188 mil paraibanos apresentaram algum sintoma gripal em outubro, o que representa 4,7% da população. Destes, apenas 22,5% procuraram algum estabelecimentos de saúde. Os sintomas são considerados: febre, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de cheiro ou de sabor, e dor muscularJá aqueles que ficaram em casa mas saíram para necessidades básicas são 44,9% (1,8 milhão) das pessoas, enquanto os que reduziram o contato, mas continuaram saindo e recebendo visitas somam 34% (1,3 milhão). Segundo a pesquisa, os homens foram os que mais negligenciaram as medidas de restrição (7,5%), em comparação com as mulheres (6,1%). Esse comportamento foi mais frequente entre aqueles que tinham o Ensino Superior completo ou pósgraduação (9%), seguidos pelos que tinham entre Ensino Médio ao Superior incompleto (7,7%), e por aqueles que não tinham instrução ou contavam apenas com o Ensino Fundamental incompleto (5,3%).

 IBGE


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários