Músicos paraibanos são destaques de concerto da Orquestra Jovem


 Os músicos paraibanos Vanessa Ferraz e Lucas França são os solistas do concerto que a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba apresentou no dia 8 de setembro de 2016 e que será exibido, nesta quinta-feira (10), na programação online “Funesc na Rede”. A apresentação conta com músicas de Franz Schubert, Gustav Holst e Arturo Marquéz, e regência do maestro Luiz Carlos Durier. 

A exibição será às 20h, pelo canal da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) no YouTube (www.youtube.com/funescpbgov).

O concerto inicia com a execução da “Abertura em Estilo Italiano, D590”, de Franz Schubert, compositor austríaco que escreveu cerca de 600 canções, além de óperas, sinfonias e sonatas, entre outros trabalhos, e é considerado um dos maiores compositores do século 19, marcando a passagem do estilo clássico para o estilo romântico.

Em seguida, é executada “Fugal Concerto, Op. 40, nº 2”, de Gustav Holst, com a participação da flautista Vanessa Ferraz e do clarinetista Lucas França. Gustav Theodore Holst foi um compositor inglês, arranjador e professor. Conhecido pelo seu trabalho orquestral, compôs várias obras de diversos gêneros.

A Orquestra Jovem encerra o concerto com a execução de “Danzon nº 2”, de Arturo Marquéz, compositor mexicano reconhecido por usar formas mexicanas e estilos musicais em suas composições.

Online 

Os concertos das orquestras profissional e Jovem da Paraíba foram suspensos durante a pandemia da Covid-19. Para suprir parcialmente essa ausência, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) passou a disponibilizar, em seu canal no YouTube (www.youtube.com.br/funescpbgov) compilações de melhores momentos de apresentações realizadas nas temporadas de anos anteriores. A ação integra a programação online intitulada “Funesc na Rede”.

Vanessa Ferraz (flauta) - Iniciou seus estudos aos 11 anos de idade, sob a orientação da professora Mabel Hipólito, na Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN). No mesmo ano, ingressou na Orquestra Infantil do Estado da Paraíba, com regência de Norma Romano, permanecendo até 2002. Em 2001, ingressou no curso de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o professor Gustavo de Paco, ano em que ingressou também na Camerata Izabel Burity, regida por Norma Romano.

Participou do Festival Eleazar de Carvalho (Fortaleza-CE) em 2004, onde teve aulas com a flautista Milena Péric (EUA) e o regente Sandoval Moreno. Em 2005, participou do Festival Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (Civebra), onde teve aulas com os flautistas Marcelo Barboza e Sérgio Barrenechea.

Ingressou na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e na Orquestra Juvenil da UFPB em 2006, sob a batuta do maestro Luiz Carlos Durier e do professor Geraldo Rocha, respectivamente, onde apresentou-se com grandes nomes da música como: Tico Santa Cruz, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Lucy Alves, Toninho Ferragutti, Waldonys e Dominguinhos.

Em 2008, ingressou como professora de flauta doce no Peti Conde-PB e no ano seguinte, na Escola de Artes do Núcleo de Cultura de Conde, ministrando aulas de flauta doce, flauta transversal, teoria e iniciação musical. Em setembro de 2012, ingressou como professora de flauta transversal, flauta doce e musicalização inclusiva na Escola de Música Juliana Mendonça. É bacharel em música (Práticas Interpretativas) com habilitação em Flauta Transversal pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Lucas França (clarinete) - Natural de Patos (PB), iniciou seus estudos musicais em 2008, incentivado pelo seu pai Luiz Rufino de França e seu irmão Adnilton Soares de França, aos 17 anos de idade, na Escola de Música Francisco Noberto da Silva. Em seguida, deu início ao estudo autodidata do clarinete e passou a ocupar o cargo de primeiro clarinete na Filarmônica 26 de Julho, sob a direção do maestro Marklean Pereira. Ainda em sua cidade natal, foi professor da Escola de Música Francisco Noberto da Silva e atuou como clarinetista do Grupo de Choro de Patos.

Em 2009, mudou-se para João Pessoa para ocupar o cargo de segundo clarinete e clarone da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, sob a direção do maestro Luiz Carlos Durier e, em seguida, iniciou o curso de Licenciatura em Música em Práticas Interpretativas, com habilitação em Clarinete da UFPB.

Entre suas atuações estão primeiro clarinete da Banda Sinfônica José Siqueira, primeiro clarinete da Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB, claronista do Grupo de Clarinetes da UFPB, clarinetista do grupo de choro ChorAmigo, grupo Casa d’Mãe Joana e grupo Officina do Choro, OCG – Orquestra de Campina Grande (outrora Sivuca – Orquestra Sinfônica de Campina Grande).

Foi clarinetista e claronista convidado da OSPB e da OSMJP, primeiro clarinete da Banda Sinfônica Municipal de João Pessoa e finalista da etapa regional no Nordeste do II concurso Devon e Burgani, realizado em Natal (RN).  Foi também artista convidado no I Festival Nacional de Taquaritinga do Norte – Taquara Music, realizado em Taquaritinga do Norte (PE), e do I Encontro Paraibano de Clarinetistas, realizado em João Pessoa.

Participou de master classes com clarinetistas como David Odon (Auburn/EUA), Yuan Gao (China), Luís Antônio Eugênio Afonso “Montanha” (Brasil), Joel Barbosa (Bahia), Mariano Rey (Argentina), Marcus Julius (Brasil), Jorge Montilla (Venezuela), workshop de improvisação livre com Thomas Roheder (Sax – Brasil-Suíça) e Hans Koch (Clarone – Suíça).

Participou do I Encontro Paraibano de Clarinetistas em João Pessoa, VI Festival Internacional de Música de Campina Grande, Goiana Expo-Music Festival, Música e Performance da UFPB e Festival Painéis Funarte de Bandas de Música, entre outros.

Participou ainda de shows, concertos, gravações de CDs e DVDs com grupos, maestros e artistas, com destaque para Dominguinhos, Genival Lacerda, Flávio José, Toninho Ferragutti, Waldonys, Charles Schulueter, Maestro Duda, Wagner Tiso e Zé Ramalho.

O maestro - Luiz Carlos Durier – Paraibano de João Pessoa, Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 22 anos. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional à frente da OSPB.

Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve a frente de concertos com artistas populares como Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo e Dominguinhos.

Por cinco anos consecutivos, Luiz Carlos Durier regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa junto a artistas brasileiros. No dia 5 de agosto de 2015, as orquestras paraibanas apresentaram concerto na inauguração do Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa, com a participação da cantora carioca Zélia Duncan.       

No ano seguinte, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor paraibano Zé Ramalho; em 2017, as atrações foram as cantoras paraibanas Cátia de França e Nathalia Bellar; em 2018, o também paraibano Chico César foi o destaque, e no ano passado, o concerto em homenagem à cidade de João Pessoa foi realizado na Praça do Povo do Espaço Cultural, seguido pelo show da banda Paralamas do Sucesso.

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários