Enem 2020: saiba o que pode e o que não deve levar para fazer a prova

 

Com exceção do estado do Amazonas, o Enem acontece na tarde deste domingo (17) em todo o país. Na Paraíba, a prova acontecerá em todos os municípios e terá início às 13h30. Confira dicas e informações importantes para o dia de hoje:

Os horários previstos:


  • Em todo território nacional, além do documento de identificação com foto (identidade, carteira de registro nacional migratório, carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte e carteira de motorista) e caneta transparente preta, os candidatos deverão obedecer algumas novas regras em decorrência da pandemia:11h30: abertura dos portões (meia hora mais cedo neste ano para evitar aglomerações);
  • 13h: fechamento do portão;
  • 13h30: começa a prova. Duração de 5h30 (este domingo) e 5 horas (dia 24);
  • 15h30: o aluno pode sair da prova, mas não pode levar o caderno de questões
  • 18h30 (este domingo) e 18h (dia 24): o aluno pode sair da prova com o caderno de questões;
  • 19h (este domingo) e 18h30 (dia 24): fim da prova.

Máscara
A máscara é obrigatória. O INEP recomenda que sejam levadas duas, uma para troca. A retirada só pode ser feita para a substituição ou alimentação, mas o candidato pode permanecer na sala. A falta do item pode levar a eliminação.

Higiene das mãos
Haverá recipientes de álcool em gel nos locais, mas é recomendável levar o seu.

Distanciamento
A identificação será feita do lado de fora das salas, para evitar aglomeração – haverá marcações no piso para ter distanciamento, caso haja fila.

Itens não permitidos durante a prova
Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos devem ser desligados e guardados em um envelope lacrado, que permanecerá debaixo da carteira. Entram na lista: calculadoras, agendas eletrônicas, tablets, ipods, gravadores, pen drive, relógio, chaves com alarme, fones de ouvido e gravadores. Durante a aplicação do exame, se algum aparelho, mesmo que devidamente guardado, emitir som, o candidato será eliminado.

Também não serão permitidos lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, régua, corretivo, livros.

Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros também não são permitidos.

Caso o documento tenha sido roubado ou furtado, o candidato poderá apresentar o boletim de ocorrência expedido há no máximo 90 dias. Vias digitais ou cópias autenticadas não serão aceitas.

 

PB Agora


BORGES NETO LUCENA INFORMA