Mais de 2 mil trabalhadores da Saúde já receberam a segunda dose em João Pessoa

 

A Prefeitura de João Pessoa já imunizou 2.629 trabalhadores de saúde com a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Só nesta terça-feira (16) foram vacinados 2.506 funcionários de seis hospitais da rede pública e privada, das quatro unidades de pronto atendimento (UPA) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Do total de doses aplicadas nesta terça-feira (16), 101 foram no Prontovida, 247 no Hospital Santa Isabel, 138 no Hospital do Valentina, 295 no Hospital Clementino Fraga, 693 no Hospital Universitário Lauro Wanderley, 564 na Unimed, 84 na UPA Bancários, 138 na UPA Cruz das Armas, 86 na UPA Valentina, 76 na UPA Oceania e 89 no Samu.

A aplicação da segunda dose da vacina nos trabalhadores de saúde dos serviços de linha de frente no combate à Covid-19 teve início nesta segunda (15) no Prontovida e segue nesta quarta (17) e quinta-feira (18) em mais quatro hospitais: Frei Damião, Hapvida, Memorial São Francisco e Nossa Senhora das Neves.

“Estamos retornando aos hospitais para aplicar a segunda dose naqueles que já receberam a primeira dose da vacina. Seguindo, assim, um cronograma elaborado a partir de protocolo técnico e assistencial. Posteriormente, outros grupos também receberão a segunda dose”, explicou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Capital.

Todas as doses para os grupos prioritários, vacinados na primeira fase da campanha, estão asseguradas pela Prefeitura de João Pessoa. Para receber a segunda dose do imunizante, os profissionais precisam confirmar os dados apresentados na primeira fase de vacinação.

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, são considerados trabalhadores dos serviços de saúde todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Este grupo compreende tanto os profissionais da saúde, quanto os trabalhadores de apoio e suporte direto vinculado a instituição.

Idosos a partir de 90 anos – A vacinação com a primeira dose do imunizante para os idosos a partir de 90 anos segue acontecendo no sistema drive thru nos estacionamentos dos shoppings Manaíra e Mangabeira até esta sexta-feira (19), das 10h às 17h. Nesta terça-feira (16), 41 pessoas nesta faixa etária foram vacinadas. Até o momento, o número de idosos a partir de 90 anos vacinados no sistema drive thru é 1.237.

Idosos acamados – Além da imunização deste grupo de idosos, a Secretaria de Saúde também está vacinando, na residência, os idosos a partir dos 80 anos com restrições de locomoção A vacinação acontece por agendamento através dos telefones 3214-7219 e 3214-7971. Também está sendo realizado o cadastramento dos idosos a partir de 60 anos com restrições de locomoção, para serem vacinados posteriormente. Os números para fazer o cadastro são os mesmos.

Balanço – Até o momento, 29.283 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em João Pessoa, desde o início da campanha, em 19 de janeiro. Já foram vacinados idosos e trabalhadores de instituições de longa permanência, trabalhadores dos hospitais, profissionais do sistema funerário que estão em contato direto com cadáveres potencialmente contaminados, cuidadores domiciliares ativos no home care, idosos acamados acima de 80 anos e idosos acima de 90 anos.

Vacinas – Ao todo, a Secretaria de Saúde de João Pessoa recebeu do Ministério da Saúde (MS) 34.151 doses dos imunizantes para a primeira dose, sendo 22.301 da Coronavac (Sinovac/Butantan) e 11.850 da Oxford/AstraZeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Para a aplicação da segunda dose, o Ministério da Saúde enviou para o município 15.217 doses da Coronavac. A previsão do MS é a vacinação de 208.645 pessoas na Capital da Paraíba. A meta é vacinar 90% de quem integra o grupo prioritário elegível para a vacinação.

Cronograma de aplicação da segunda dose da vacina:

Quarta-feira (17 de fevereiro)

– Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI)

– Hospital Alberto Urquiza Wanderley – Unimed

– Unidade Pronto Atendimento (UPA) Oceania

– Unidade Pronto Atendimento (UPA) Bancários

– Unidade Pronto Atendimento (UPA) Valentina

– Unidade Pronto Atendimento (UPA) Cruz das Armas

– Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)

– Hospital Municipal Valentina Figueiredo (HMV)

-Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga.

– Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB)

Quarta e quinta-feira (17 e 18 de fevereiro)

– Hospital Nossa Senhora das Neves

– Hospital Geral da Paraíba (Hapvida)

– Hospital Memorial São Francisco

– Hospital Frei Damião


Secom-JP

BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários