Toroh Festival 2021 acontece de forma virtual neste fim de semana

 

Acontece neste final de semana no Twitch e no YouTube da Toroh Música & Cultura, o Toroh Festival 2021, evento virtual com entrevistas e shows de sete artistas da cena nordestina, além de painéis sobre música, prêmio cultural e campanha solidária. O evento começou nesta sexta-feira (26) e se estende pelo sábado (27) e domingo (28).

Os shows acontecem nesta sexta e no sábado. Os paraibanos banda-fôrra; Seu Pereira e Coletivo 401; e Totonho & Vieira, em um show inédito, transmitem suas apresentações e entrevistas gravadas a partir do Centro Cultural Espaço Mundo, no Centro Histórico de João Pessoa. Também vão acontecer apresentações de Jéssica Caitano (PE) e Chico Correa, com o show Surra de Rima, Luísa e os Alquimistas (RN) e Giovani Cidreira (BA), que enviaram as apresentações exclusivas para o festival, gravadas em seus lugares de origem.

Nestes mesmos dias vão ser realizados três painéis, com convidados como Fabrício Nobre (Bananada/Braba Música), Dani Ribas (Sonar Cultural), Arthur Pessoa (Cabruêra), Rayan Lins (Toroh), Tulipa Ruiz, Dina Faria (Cátia de França/Atua Comunicação), Camila Pedrassoli e Juliana Furtado (Guria Produtora), Melina Hickson (Porto Musical/Siba), Luciano Matos (El Cabong/Radioca), Naila Agostinho (Sony) e Diogo Almeida (G1 Paraíba/Cabo Branco FM).

No domingo, encerrando o festival, acontece a live de cerimônia de premiação para divulgação do resultado dos vencedores do I Prêmio Toroh de Música Independente da Paraíba e também com uma festa de encerramento virtual, ao vivo, com discotecagem do paraibano FurmigaDub.

O 4º Toroh Festival está sendo feito com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal, e também do Fundo Municipal de Cultura, através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Toroh Festival é uma realização da Toroh Música & Cultura, filiado à Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin) e com apoio do Centro Cultural Espaço Mundo e do Varadouro Cultural.

Campanha solidária

Este ano o Toroh Festival também abriu uma campanha solidária para ajudar profissionais da música da Paraíba que estão em situação de necessidade por causa da pandemia. O festival é 100% gratuito, mas está recebendo doações, de qualquer valor, para ajudar estes profissionais. 

Até o final de fevereiro e último dia do festival, as pessoas que quiserem ajudar estes trabalhadores podem contribuir, com qualquer valor, por meio do Pix, PicPay ou PagSeguro. Os QR codes para doações, chave Pix, link de pagamento e dados bancários também estão disponíveis no site do festival.

Os profissionais de música que estão em situação de necessidade também podem se cadastrar no site por meio de um formulário específico 

A Ordem dos Músicos do Brasil na Paraíba (OMB-PB) é parceira do festival na divulgação da campanha de cadastramento dos profissionais de música no estado.

I Prêmio Toroh de Música Independente da Paraíba

Até o sábado, está aberta a votação pública do I Prêmio Toroh de Música Independente da Paraíba. Em sua primeira edição, dentro da programação do Toroh Webfestival 2021, o prêmio vai homenagear o cantor Escurinho, pelo conjunto da obra, e também outros 19 artistas e personalidades, que vão ser escolhidos pelo público. A votação é realizada através do site do festival.

Os troféus vão ser entregues ao homenageado e aos artistas e personalidades escolhidos pelo público. Os finalistas foram selecionados por uma comissão de curadoria especializada em cultura, a convite do festival. Para ser escolhido, o artista ou personalidade precisava estar atuante na Paraíba nos últimos anos. A ideia do prêmio é valorizar e dar visibilidade aos profissionais. 

Os curadores foram Edy Gonzaga, Daniel Jesi, Gi Ismael, Sara Andrade, Diogo Almeida, Preto Alisson, Olga Costa, Mari Santana, Dione Lima, Titá Moura, Diego Moura, Laíla Alana, Ester Rolim, Dina Faria, Marcos Thomaz, Jader Finamore, Angela Gaeta e Nildo Gonzalez.

Sobre o homenageado

José Epifânio dos Santos Neto, conhecido pelo nome artístico de Escurinho, nasceu em Serra Talhada, em Pernambuco. Aos 11 anos, se mudou com a família para Catolé do Rocha, no Sertão paraibano, onde passou a maior parte da infância e adolescência e teve os primeiros contatos com a música. Na época, o município vivia uma intensa atividade cultural e foi neste contexto que ele conheceu Chico César. Juntos, eles se juntaram a outros amigos e formaram o Grupo Ferradura, onde começaram a expandir suas habilidades como cantores, compositores e instrumentistas. 

Na década de 1980, se mudou para João Pessoa e fez amizade com Pedro Osmar, participando de apresentações junto ao grupo Jaguaribe Carne. Como integrante de grupo de teatro, no Piollin, foi responsável pela premiada trilha sonora do espetáculo “Vau da Sarpalha”, dirigido por Luiz Carlos Vasconcelos. Na década de 1990, conheceu o guitarrista Alex Madureira e começou a trabalhar em um repertório com composições próprias. Lançou o primeiro disco, “Labacé”, em 1995 e a partir daí consolidou seu nome no circuito cultural nordestino, tocando em festivais por todo o Brasil. De lá para cá, lançou ainda os álbuns “Malocage” (2003), “O Princípio Básico” (2013) e “Ciranda de Maluco Vol. 1” (2015), além do DVD “Toca Brasil” (2004). Intérprete performático, Escurinho traz em sua música uma poesia urbana de caráter social.

Programação completa do Toroh Festival 2021:

27 de fevereiro (sábado)

17h – Painel #2: “O que preciso para ser profissional na música?”, com Tulipa Ruiz, Dina Faria (Cátia de França/Atua Comunicação) e Camila Pedrassoli e Juliana Furtado (Guria Produtora)

18h – Painel #3: “Qual o futuro da música daqui pra frente?”, com Melissa Hickson (Porto Musical/Siba), Luciano Matos (El Cabong/Radioca), Naila Agostinho (Sony) e Diogo Almeida (G1 Paraíba/Cabo Branco FM)

19h00 – Show e entrevista de Bixarte

19h50 – Show e entrevista de Seu Pereira e Coletivo 401

20h40 – Show e entrevista de Luísa e os Alquimistas (RN)

28 de fevereiro (domingo)

18h – Cerimônia de Premiação: Resultado do I Prêmio Toroh de Música Independente da Paraíba

19h00 – Festa de encerramento com FurmigaDub

Links:

torohmusic.com.br/torohfestival

youtube.com/torohmusic

twitch.tv/torohmusic

instagram.com/torohmusic

PARAÍBA.COM

BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários