Prefeitura de João Pessoa oferta dois tipos de testes para detecção da Covid-19 em 31 locais da cidade

 


A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza dois tipos de testes para detecção da Covid-19. O RT PCR/Swab, através da coleta nasal, e o Teste Rápido Sorológico, por meio de uma amostra de sangue. Ambos os testes são ofertados em 30 Unidades de Saúde da Família (USF´s) e no Centro de Testagem, atualmente instalado na Escola Municipal Professor Luiz Mendes, no bairro do Cristo. 

Dependendo do caso, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também realizam nos pacientes internos. Esta semana, o Centro de Testagem no Cristo está suspenso por conta do feriado antecipado em decorrência da pandemia. Mas só na última semana, ele realizou 1.226 atendimentos. Desse total, foram feitos 709 testes swab e 402 testes rápidos, com 96 resultados positivos.

Para realizar o teste é necessário estar com algum sintoma gripal e respeitar a janela imunológica definida para cada tipo, que é entre o 3° e 7° dia para o Swab e após o 10° dia para o teste rápido. Para ter acesso aos testes, é necessário passar por uma triagem, que poderá ser feita por médico ou enfermeiro, que avaliará os sintomas, além da necessidade de testes e qual o mais indicado para cada caso.

A diretora de Atenção à Saúde de João Pessoa, Rayanna Coelho, explica que se a pessoa chegar ao serviço no 3° ou 4° dia de sintoma ela já faz ou é encaminhada para fazer o teste tipo swab. Se fizer mais de 10 dias, ela fará o teste rápido. “Não adianta fazer o teste fora da janela imunológica, ou seja, o swab depois do período indicado (7° dia) ou o teste rápido antes porque podemos ter um resultado falso negativo”, alerta Rayanna Coelho.

O resultado do teste varia de acordo com o tipo. No teste rápido, a pessoa recebe o resultado em 15 minutos, já no RT PCR a amostra coletada precisa ser analisada em laboratório, sendo enviada ao Lacen Estadual, e o resultado é disponibilizado em cerca de quatro a cinco dias após a coleta.

Dependendo do teste é possível saber se está com a doença no momento e até se possui anticorpos para o vírus. “Para saber se está com a doença, o melhor teste é o swab, é que chamamos de padrão ouro. No teste rápido também é possível ter essa informação, caso ele acuse o IGM positivo indica que o vírus está ativo no organismo, mas o diferencial desse teste é o indicador de IGG, que mostra que você já teve a doença e, no momento, está apresentando anticorpos”, explica Rayanna.

Confira a lista das Unidades de Saúde da Família que realizam testes para detecção da Covid-19:

DISTRITO SANITÁRIO I:
USF Saúde para Todos
USF Integrada Cruz das Armas I
USF Saúde e Vida
USF Integrada Bairro das Indústrias
USF Nova Conquista
USF Jardim Saúde

DISTRITO SANITÁRIO II:
USF Integrando Vidas
USF Mudança de Vida
USF Vila Saúde
USF Qualidade de Vida
USF Espaço Saúde
USF Grotão

DISTRITO SANITÁRIO III:
USF José Américo Integrada
USF Verdes Mares
USF Nova Esperança
USF Quatro Estações
USF Ipiranga
USF Caminho do Sol

DISTRITO SANITÁRIO IV:
USF Alto do Céu Integrada
USF Ilha do Bispo
USF Viver Bem
USF Matinha I
USF Róger Integrada
USF Varadouro

DISTRITO SANITÁRIO V:
USF São José
USF Bessa
USF Altiplano I e II
USF Torre Integrada
USF Eucaliptos
USF Timbó I.

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO