Secretário esclarece fila de espera para leitos em João Pessoa

 

O secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, esclareceu a fila de espera para leitos tanto de UTI como de enfermaria que está sendo registrada na Capital.

De acordo com Fábio, não é que os pacientes estejam ficando desassistidos, mas a necessidade da regulação para outras unidades de saúde, sobretudo daqueles pacientes que estão em UPAs se faz necessária por conta de exigências do SUS.


Ainda conforme o secretário os pacientes na espera estão recebendo o tratamento quase que equivalente ao que receberiam nos leitos, sendo a diferença apenas um conceito técnico para registro no SUS.Fábio explicou que nas UPAs o paciente não pode permanecer por mais de 24h, por isso todos os dias existem transferências, porém, caso seja necessário ele fica, pois não há desassistência.

“Quem está na UPA aguardando por leito de hospital está recebendo um tratamento muito equivalente ao que estaria no hospital. A diferença é um conceito relativamente técnico com relação ao SUS. Na UPA não se pode ter uma permanência superior a 24 horas. Mas, precisando fica”, disse.

Fábio ainda detalhou a regulação que é feita para que os pacientes sejam encaminhados aos hospitais e disse que a meta da gestão do prefeito Cícero Lucena é oferecer o melhor a cada doente que está sendo assistido na rede municipal de saúde.

“Após isso há uma regulação do estado e nós chegamos juntos e unidos oferecendo o melhor. Aqui na nossa cidade a meta é oferecer o melhor dentro do possível” concluiu.

As informações repercutiram na TV Tambaú.

PB Agora


BORGES NETO LUCENA INFORMA