Hemocentro fecha no feriado deste sábado e convoca voluntários para doação de sangue

 


Hemocentro da Paraíba (SES/PB) não realizará atendimento aos doadores e pacientes neste sábado (1º), devido ao feriado nacional do Dia do Trabalhador. Assim, os doadores voluntários estão sendo convocados a comparecerem antes desta data, tendo em vista que os estoques de sangue estão em situação abaixo do ideal, especialmente os tipos sanguíneos negativos.

A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, destaca que o órgão atende às unidades hospitalares de todo Estado, portanto é necessário manter um nível estratégico de bolsas para casos de urgência e emergência, especialmente neste tempo de pandemia. Por isso, as doações periódicas são fundamentais para a manutenção dos estoques que salvam vidas.

Todas as unidades redobraram os cuidados e seguem os protolocos determinados pelo Ministério da Saúde e SES/PB para garantir a segurança dos doadores e ampliar a prevenção de contágio da Covid-19 nos ambientes da unidade. Além da disponibilidade de álcool em gel em todos os espaços e o respeito ao distanciamento social, outra medida adotada é o agendamento da doação. 

Na capital, o agendamento de doações pode ser realizado por mensagem de WhatsApp para o telefone (83) 3133-3473; já em Campina Grande o telefone é o (83) 3344-5475.

Quem puder fazer a doação, o Hemocentro da Paraíba realiza coletas das 7h às 17h30 na sua sede, que fica na avenida Pedro II, 119, em Jaguaribe, em João Pessoa, ao lado da Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB). Em Campina Grande, o doador poderá se dirigir ao Hemocentro Regional, que funciona na Rua Eutécio Vital Ribeiro, S/N, no bairro do Catolé. E no interior do Estado a doação pode ser realizada em Patos, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Piancó, Itaporanga e Guarabira. 

Saiba o que é preciso para ser um doador

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita antes de completar 60 anos;
  • Pesar no mínimo 50kg;
  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
  • Estar alimentado (evitar alimentação copiosa e gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação);
  • Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do doador;
  • Para os menores de idade é necessário estar acompanhado do pai ou da mãe;
  • Quem mora ou visitou a cidade de Conde e suas praias estão impedidos temporariamente de doar;
  • Quem fez tatuagem, micropigmentação ou colocou piercing pode doar 12 meses após a realização do procedimento, enquanto a endoscopia, após 6 meses
  • Candidatos à doação que tiveram Covid-19 estando totalmente sem sintomas da doença podem doar sangue 30 dias após a cura
  • Já a vacina contra a Covid-19 da Astrazeneca impede a doação por 7 dias e da Cononavac por 48h.
CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários