Paraíba tem maior queda em média móvel de mortes por Covid-19 do Nordeste

 

A média móvel de mortes de Covid-19 na Paraíba caiu 26%, sendo a maior queda do Nordeste e a segunda do país. O número é referente aos dados de coronavírus atualizados pelo G1 nesta segunda-feira (19).

São 14 estados em estabilidade, sete em alta e cinco em queda. Santa Catarina teve a maior queda do país, de 29%, seguido por 26% da Paraíba e do Mato Grosso. O Brasil apresentou uma alta de 3%.

No Nordeste, apenas Paraíba (26%) e Ceará (20%) estão com a média móvel diminuindo, enquanto os outro sete estados estão em estabilidade.

De acordo com o secretário de saúde da Paraíba Geraldo Medeiros, além das medidas adotadas pelo governo da Paraíba desde fevereiro, a queda da média móvel é o resultado dos feriados antecipados em final de março e início de abril.

“A antecipação de feriados gerou uma paralisação de 10 dias que foram essenciais, no sentido de diminuir a transmissibilidade do vírus, e consequentemente 15 dias depois, promover a queda no número de novos casos confirmados e de mortes”, avaliou o secretário.

A média móvel é calculada a partir da soma do número de casos ou mortes do dia com o dos 6 dias anteriores. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretária de Saúde da Paraíba, são 280.967 casos e 6.478 mortes pela Covid-19 em toda a Paraíba.

G1 PB / Foto: Reprodução/TV Globo


BORGES NETO LUCENA INFORMA