''Já estamos numa terceira onda'', diz secretário de Saúde da Paraíba sobre pandemia no estado

 


O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, afirmou, em entrevista ao ClickPB nesta sexta-feira (11), que acredita que a terceira onda da pandemia de covid-19 já chegou, e que nós estamos nela. ''Acho que nós já estamos na terceira onda há alguma semanas, isso é notório'', disse. 

''O problema é que, no Brasil, a curva não se comportou como no resto do mundo'', completou. Geraldo Medeiros explicou que, em outros países, houve uma queda acentuada dos casos e depois um crescimento, formando realmente uma onda na curva de contaminação. No Brasil, porém, essa queda acentuada nunca existiu. 

''Nós ficamos praticamente num platô'', comentou. Ou seja, o número de casos sempre esteve alto, em alguns momentos mais e outros menos, mas não houve uma curva muito expressiva.

Apesar disso, o secretário pontuou que, com a vacinação total dos idosos, este grupo já tem adoecido menos e se internado menos. Além disso, as medidas restritivas impostas no estado, com a restrição da circulação nos fins de semana, têm mostrado resultado e a ocupação de leitos hospitalares já teve uma pequena queda.

De acordo com o boletim diário divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nessa quinta-feira (10), a ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado era de 76%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 73%. Em Campina Grande estão ocupados 78% dos leitos de UTI adulto e no sertão 93% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro estadual de regulação hospitalar, ao todo, 977 pacientes estavam internados nas unidades de referência.

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO