Paraíba deve receber vacina da Janssen nesta sexta-feira


 A Paraíba deve receber, até esta sexta-feira (25), a vacina da Janssen contra a covid-19. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, as vacinas serão distribuídas para os 223 municípios paraibanos e serão usadas para imunizar pessoas de 18 a 59 anos, de acordo com a faixa etária em que cada município estiver.

Inicialmente, a previsão era de que o estado recebesse 52,6 mil doses do imunizante, mas esse cálculo considerava a chegada de 3 milhões de doses da vacina para o país. Por enquanto, porém, só chegaram 1,5 milhão de doses e ainda não se sabe a quantidade exata que virá para a Paraíba.

O secretário também revelou ao ClickPB que espera que antes disso cheguem doses da Astrazeneca e Coronavac ao estado, mas ainda não há uma confirmação do Ministério da Saúde sobre essas outras remessas.

A chegada das vacinas da Janssen era esperada desde a semana passada. Inicialmente o Ministério da Saúde anunciou que 3 milhões de doses chegariam ao país no dia 15, depois houve um adiamento para o dia 16 e por fim, foi anunciado que 1,5 milhão de doses chegariam na manhã desta terça-feira (22).

A princípio havia uma preocupação com a chegada e distribuição das vacinas de forma rápida, por elas deveriam perder a validade no dia 27 de junho. A pedido da Janssen, porém, a data de validade das vacinas foi prorrogada para o dia 8 de agosto.

''As vacinas serão distribuídas para os 223 municípios paraibanos. O armazenamento delas é de 2° a 8°C, o equivalente a uma geladeira normal e a validade foi prorrogada'', explicou o secretário. A vacina da Janssen é a única contra a covid-19 que funciona com apenas uma dose.

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários