Secretaria de Saúde de João Pessoa orienta sobre cuidados com as crianças com relação à Covid-19

 

As medidas para conter a transmissão da Covid-19 são simples de aplicar no nosso dia a dia, mas a sua eficácia está diretamente ligada à frequência e ao modo correto na execução. Quando se é criança, esses cuidados não são levados com muita importância, por isso, a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) ressalta aos pais ou responsáveis a atenção com essas medidas para evitar a exposição ao vírus e a sua disseminação.
 
O diretor clínico do Hospital do Valentina, o médico Fabiano Alexandria, explica que é pouco comum os casos de crianças sintomáticas e que, por isso, elas podem ser tornar transmissoras da doença sem saber. “O baixo número de casos não significa que elas estão menos sujeitas à infecção ou que simplesmente não pegam. Por isso, temos que tomar, com as crianças, os mesmos cuidados que os adultos têm”, pontuou.
 
Ainda assim, vale a pena a adoção de medidas preventivas diferenciadas. “Evite que crianças tenham contato com quem faz parte do grupo de risco e estão mais vulneráveis à doença. Os pais precisam estar atentos também aos cuidados básicos de prevenção: higiene das mãos, alimentação saudável e ingestão de bastante líquido”, completa o médico.
 
Para diagnóstico da doença é preciso levar a criança a Unidade de Saúde da Família, que faz parte da Atenção Básica e é a porta de entrada para o atendimento médico. Mas se a criança apresentar sintomas severos, deverá ser levada para o Hospital do Valentina, que é o serviço de urgência e emergência, para a assistência necessária.
 
Uso de máscara – O diretor clínico do Hospital do Valentina ressalta que para prevenção do Coronavírus é muito importante também o uso de máscaras pelas crianças. “Crianças abaixo de dois anos de idade não precisam usar máscara obrigatoriamente, mas para as demais é preciso estimular o uso e ensinar a maneira correta. Dessa forma, além da prevenção da Covid-19, também estaremos prevenindo outras doenças respiratórias”, frisou.
 
Disk Escola – Para quem tem filhos estudando em aulas presenciais, a Prefeitura de João Pessoa criou o Disk Escola para fortalecer a fiscalização. Através desse serviço, os pais ou responsáveis poderão fazer denúncias ou obter informações sobre a aplicação das diretrizes dos decretos estabelecidos pelos governos estadual e municipal.
 
O serviço funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h, por meio do telefone (83) 98609-2817. As denúncias podem ser feitas sem exigência de identificação.


Secom-JP


BORGES NETO LUCENA INFORMA