Lei incentiva leitura de livros de autores paraibanos nas escolas do estado

 

A cultura paraibana conta agora com mais um importante incentivo. A Lei 12.016, de autoria do deputado estadual Wilson Filho, já está em vigor e institui uma Ação Estadual para promover a leitura de livros científicos e literários de autores paraibanos nas redes pública e privada de ensino na Paraíba. A Lei foi sancionada pelo governador João Azevêdo e publicada na edição do Diário Oficial do Estado do último dia 10.

Além do incentivo à leitura das obras de autores paraibanos, a Lei estabelece a realização de palestras, seminários, exposições e outras ações que visem despertar nos estudantes o interesse pela cultura local e promoção do conhecimento da história do estado.

Conforme a Lei, as unidades de ensino também deverão criar espaços nas bibliotecas escolares destinados à exposição de obras. A ação estadual ainda estabelece a firmação de convênios com organizações não-governamentais de caráter cultural visando a implementação de projetos para a difusão da leitura dos autores paraibanos.

De acordo com o deputado Wilson Filho, a Lei irá incentivar o acesso à cultura paraibana, principalmente para as crianças e jovens. “Estamos na era do digital e de acesso à informação através da internet. Percebemos que uma parte significativa da população do nosso estado desconhece a história e a cultura da nossa Paraíba e com essa ação nas escolas iremos facilitar o acesso aos autores paraibanos”, ressaltou o deputado.

Wilson lembrou que a Paraíba é um celeiro de grandes autores como Ariano Suassuna, Augusto dos Anjos e José Lins do Rêgo. “Acredito que essa Lei irá incentivar e despertar o interesse dos mais jovens pela nossa cultura, tão rica e com um conteúdo imensurável para a formação cultural dos estudantes”, destacou.

PB Agora



BORGES NETO LUCENA INFORMA