Secretário garante que ainda não há confirmação da variante Delta na Paraíba

 

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, destacou na manhã desta quinta-feira (29), que ainda não há confirmação da variante Delta da covid-19 na Paraíba. Porém, o secretário alerta que já existe contaminação registrada em dez estados e que essa variante brevemente chegará ao estado.

“Ainda não temos nenhuma amostra confirmada, enviamos amostras ao instituto Evandro Chagas, ontem chegaram 17 e não há confirmação. Já temos 10 estados com a variante Delta e brevemente estará chegando na Paraíba”, disse.

Além disso, Medeiros informou que, com o avanço da vacinação, a taxa de transmissibilidade (RT), que já chegou a 1.36 (quando 100 pessoas contaminadas, transmitem para 136), hoje está 0.87 (100 pessoas transmitem para 87). “Houve um declínio importante, por isso a ocupação em UTI tem diminuído bastante e número de casos e óbitos. O cenário epidemiológico hoje é completamente diferente de maio devido às medidas adotadas pelo governo do Estado, no sentido que a população não seja contaminada com mais intensidade”, comentou.