Documentário "Brincando na Roda dos Saberes", sobre o poder da capoeira no aprendizado de crianças, será lançado nesta sexta-feira


 O documentário "Brincando na Roda dos Saberes", sobre o poder da capoeira no aprendizado de crianças e adolescentes, será lançado nesta sexta-feira (20). A obra é idealizada e gravada na Paraíba, com artistas e professores locais. O lançamento será online, através do canal no YouTube do idealizador Djavan Cayman. 

Segundo Djavan Cayman, idealizador e roteirista, o documentário é uma ação em prol da capoeira e daqueles que cuidam dela. "Mestras e mestres da tradição oral dão o tom a narrativa que enaltece as potencialidades pedagógicas da capoeira no processo de aprendizagem, em especial com crianças", explicou.

Em entrevista ao ClickPB, nesta quarta-feira (18), o produtor Vitor Ramalho, explicou que o documentário traz uma mensagem pedagógica para educação, como uma forma de repensar os processos de aprendizagem. "Nossa expectativa é a mais positiva possível, pois é um documentário muito importante para a capoeira e para pensar novos processos de educação", disse.

O filme é inspirado em vivências reais durante os anos de 2015-2018, com o projeto @BrincandoCapoeira. Além de passar a ideia de que é possível ter uma visão mais integral da educação com expressões culturais e o esporte, o idealizador confirmou ao ClickPB, a possibilidade da obra competir em festivais para que a mensagem se espalhe ainda mais.

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO