Banco Mundial faz avaliação positiva das ações implementadas pelo PB Rural Sustentável

 


O Projeto Cooperar vem conseguindo implementar com êxito as ações do PB Rural Sustentável, apesar dos efeitos negativos da pandemia da Covid-19, que impediram o trabalho de campo por longos períodos. A avaliação é dos técnicos do Banco Mundial (instituição financeira do projeto), que, entre os dias 31 de agosto e 13 de setembro, analisaram o andamento do programa.

O gerente do PB Rural Sustentável no Banco Mundial, Hans Jansen, disse que o projeto conseguiu aumentar consideravelmente a velocidade de sua implementação nos últimos oito meses, apesar dos efeitos negativos da pandemia da Covid-19. “O projeto conseguiu realizar uma série de atividades e a equipe do Banco Mundial agradece aos técnicos do Projeto Cooperar pela excelente colaboração”, elogiou.

Ao longo desse período, o PB Rural Sustentável iniciou a construção de 1.500 cisternas, que vão beneficiar 6 mil pessoas e 24 Sistemas de Abastecimento D’Água Singelo (ADS) atendendo 1.980 pessoas. Outros subprojetos se encontram em processo de licitação: 3.500 cisternas, 27 Sistemas de Dessalinização de Água, 35 Passagens Molhadas e, ainda, em processo de elaboração de projeto executivo 67 Sistemas de Abastecimento Completo (ADC) e 118 Passagens Molhadas.

Até o próximo dia 30 estão previstas novas Chamadas Públicas para apresentação de demandas para os subprojetos Alianças Produtivas, Sistemas de Abastecimento D’água Singelo (ADS), Sistemas de Abastecimento D’água Completo (ADC), Cisternas, Passagem Molhada, Sistema de Dessalinização de Água e Tecnologias Sociais incluindo: Energia Solar para pequena irrigação, Criação de Caprinos, Avicultura Caipira e Apicultura de abelha sem ferrão, Cultura de Palma Forrageira e Reflorestamento de Mata Ciliar.

O coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, expressou sua satisfação por concluir a missão de maneira exitosa. “Espero continuar contando com todo apoio que o Bird vem oferecendo para que possamos alcançar nossos objetivos. Nossa missão é transformar os recursos do empréstimo em melhorias de vida para o agricultor familiar da Paraíba”, ressaltou.

O Projeto Cooperar/PB Rural Sustentável é vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds). É um programa do Governo do Estado da Paraíba com o objetivo de melhorar o acesso à água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercados, da população rural da Paraíba.

Da Missão participaram, além dos técnicos do Projeto Cooperar, representantes da Cinep, Cagepa, Empaer, Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido e Secretaria de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente.

PB Agora



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários