Detran inclui protótipos de ciclistas em testes práticos para obtenção da CNH a partir desta sexta-feira na Paraíba

 

A bicicleta passará a fazer parte dos testes práticos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a instalação de protótipos de ciclistas nas pistas do pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), de Mangabeira, em João Pessoa, e na 1ª Ciretran, em Campina Grande. Com isso, a partir desta sexta-feira (24), os candidatos à obtenção do registro estão sendo avaliados, no exame de direção veicular, também quanto ao distanciamento exigido pela legislação em relação ao ciclista.  

Segundo o superintendente Isaías Gualberto, o objetivo é orientar os candidatos sobre o convívio saudável entre motoristas e ciclistas. O protótipo instalado na área de realização dos testes conta com um boneco acoplado para simular, da forma mais real possível, a presença do ciclista. 

Para ele, os candidatos estão sendo posto à prova sobre o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) de que os condutores devem manter a distância de 1,5 metro de qualquer ciclista, podendo sofrer infração média e multa, em casos de descumprimento. 

A partir de agora, esses candidatos passam a ser avaliados à luz do Artigo 201, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que responsabiliza aquele que "deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta", caracterizando infração média e penalização com multa, nos casos de descumprimento.

“Estamos colocando, pela primeira vez, o ciclista na pista de prova, no momento mais importante da vida do candidato a condutor de veículo no nosso Estado, que é exatamente na pista de prova, tanto na prova prática para automóveis, como também na prova prática para ônibus e caminhão”.

De acordo com o coordenador da CRT, Urbano Júnior, quanto aos condutores que transitarem nas ciclofaixas, "estarão cometendo infração gravíssima, com penalidade de multa até três vezes o valor, conforme prevê o Art. 193 do CTB”, enfatizou.

CLICKBPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários