'Grito dos Excluídos' aposta na defesa da democracia para turbinar atos do feriado de 7 de setembro na Paraíba

 


Na sua 27ª edição, o movimento 'Grito dos Excluídos' ocorrerá nesta terça-feira (7) para contrastar com as manifestações em favor do presidente Jair Bolsonaro programadas para o feriado nacional que se comemora a Independência do Brasil.

Ao ClickPB, o presidente da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB), Tião Santos, afirmou que espera um grande ato em João Pessoa para reunir não apenas pessoas insatisfeitas com a condução do Governo Federal, mas também aqueles que acreditam que a democracia corre perigo.

"Nenhum 'Grito dos Excluídos' foi às ruas em defesa da democracia porque a gente tinha a certeza que a democracia estava assegurada, hoje não. Então, isso faz a diferança. Bolsonaro ataca as instituições democráticas, o Congresso e o próprio STF [Supremo Tribunal Federal]. O nosso grupo dos excluídos é para justamente fortalecer o Estado de Direito", disse.

A concentração do ato está programada para começar às 9h na Praça das Muriçocas, no bairro do Miramar, e vai sair em caminhada e carreata em direção ao busto de Tamandaré, com perspectiva de encerrar às 12h para não gerar conflito com as manifestações em favor do presidente que devem se iniciar em seguida, a partir das 15h.

"Nossa expectativa é positiva do ponto de vista do número de participantes até porque os outros atos tinham propósito de fazer denúncia enquanto sociedade organizada e esse agora soma a sociedade com a população, que não aguenta mais o preço do botijão de gás, da energia, da caristia da cesta básica e da desvalorização do real. Ou seja, é uma pauta que vai além do movimento sindical e passa a ser do povão mesmo", disse.

O 27º Grito dos Excluídos também ocorre em Campina Grande, Patos, Santa Rita e Sousa. Saiba os locais da concentração em cada cidade:

Campina Grande - Monumento Pioneiros do Açude Velho (com arrecadação de alimentos) | 9h

Patos - Praça João Pessoa em frente a sede do SINFEMP | 8h

Santa Rita - Praça do Chafariz Tibiri II | 9h

Sousa - Igreja Matriz | 17h

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORRGES NETO