Mutirão vai zerar fila de exames de colonoscopias no Hospital Santa Isabel, em João Pessoa

 


O prefeito de João Pessoa lançou, nesta segunda-feira (27), o mutirão que vai zerar a fila para exames de colonoscopia no Hospital Municipal Santa Isabel, encerrando com isso, uma espera de até três anos. De acordo com a gestão, os exames estavam parados desde o início da pandemia, deixando em atraso o atendimento de 160 pacientes. 

"Com este mutirão pretendemos acelerar os possíveis diagnósticos de doenças intestinais e encerrar uma longa espera, já que o Santa Isabel estava destinado exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid. Estamos agora realizando os exames dos usuários do SUS regulados pelo Munícipio e esse é o primeiro passo para dar prosseguimento aos tratamentos", explicou Cícero Lucena. 

A previsão é que todos os 160 pacientes sejam atendidos até o próximo dia 3 de outubro, quando o Município poderá voltar aos atendimentos regulares. A ação contará com mais de 20 médicos da Rede Municipal de Saúde e da iniciativa privada. 

"A Secretaria mantém um acompanhamento constante desses exames e agora, já que é possível, fizemos a busca ativa dos pacientes atrasados e todos eles já estão devidamente agendados", explicou o secretário municipal da Saúde, Fábio Rocha. 

Um diferencial do mutirão será a utilização de máquinas especiais, com capacidade de ampliação de 140 vezes o tamanho real. "A própria máquina é capaz de detectar lesões. Pólipos pequenos, que o médico não consegue ver, é automaticamente apontado pela máquina, que dá o diagnóstico. Isso evita que lesões passem despercebidas e permite o diagnóstico precoce do câncer, por exemplo", explicou o proctologista Francisco Sales Pinto.

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários