A um ano das eleições, veja quem são os potenciais candidatos ao Governo da Paraíba

 

A exatamente um ano das eleições 2022, os partidos já tem feito suas movimentações para a disputa. Por um lado, o governador João Azevêdo (Cidadania) deve tentar a reeleição, em meio à movimentações do ex-prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo e do ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), bem como outros nomes como o senador Veneziano Vital do Rego.

Atualmente no cargo, o governador João Azevêdo tem um empecilho para a reeleição que é a formação da chapa, uma vez que o MDB tem a orientação nacional de lançar candidatura própria, e o senador Veneziano seria um importante aliado de João. O emedebista já afirmou que está preparado seja para compor aliança com João, ou em outro cenário de composição. João já deu sinais de aproximação com o presidente Lula e pode ser o palanque do petista na Paraíba.

Por outro lado, Romero Rodrigues (PSDB) que aparece como principal adversário do governador, pode ser o candidato de Bolsonaro (sem partido), no Estado. Ele tem apoio do PSDB, que anunciou a desistência da candidatura própria. Os nomes do apresentador e ex-candidato a prefeito da Capital Nilvan Ferreira (PTB) e do deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) são os principais cotados para vaga de vice, porém o apresentador já afirmou que o PTB deveria focar nas candidaturas ao congresso.

O ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), pode ser o candidato do PT na disputa. O presidente estadual do partido, Jackson Macedo, confirmou o convite para o ex-gestor retornar à legenda. Cartaxo encontrou-se com o ex-presidente Lula e com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, em Brasília. O nome do ex-gestor também é citado pelo ex-governador, Ricardo Coutinho, recém retornou ao partido.

A senadora Daniella Ribeiro (Progressistas) pontua em pesquisas de intenção de votos, apesar de ter afirmado anteriormente que não pretende disputar o Palácio da Redenção.

Duas vezes vice-governadora, Lígia Feliciano teve o seu nome confirmado pelo presidente nacional do PDT, Carlos Luppi, como pré-candidata ao Governo do Estado.

Já o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tem sido apontado pela mídia nacional como um nome para disputar o governo do Estado ou Senado, pois poderia ser creditado pelo avanço da vacinação no país.

Pesquisa

O Sistema Arapuan de Comunicação, divulgou a primeira pesquisa eleitoral com números da disputa para o governo do Estado em 2022. Em 30 de agosto, no cenário estimulado, o governador João Azevêdo lidera a preferência do eleitorado paraibano com 36,6%. O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), tem 15,1% e o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), está em terceiro com 12,1%, Wallber Virgolino (Patriota) aparece com 4,1%.

O Instituto ouviu 2 mil entrevistados entre os dias 23 e 26 de agosto em todas as regiões da Paraíba. A margem de erro da pesquisa é de 2,2% para mais ou para menos.

Postar um comentário

0 Comentários