Cartão SUS passa por atualização e, em João Pessoa, mais de 57 mil já foram emitidos este ano; saiba como fazer


 O cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), iniciados com os algarismos 1,2 e 3, além dos inscritos à mão, estão passando por uma atualização cadastral. Em João Pessoa, somente este ano, de janeiro a setembro, mais de 57 mil cartões foram emitidos. O contato deve ser feito pela Unidade de Saúde da Família (USF). Não há atendimento presencial no posto, onde funcionava o Lactário da Torre. O local é para obter apenas informações.

Para fazer essa atualização é necessário apresentar documento de identificação com foto (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), um comprovante de residência e/ou declaração da Unidade de Saúde da Família (USF) da área onde é atendido. No entanto, Aline Melo, coordenadora do Cartão SUS na Capital, informou que, se o usuário do cartão com uma dessas numerações precisar de atendimento de urgência em uma das unidades de saúde, ele será atendido normalmente, sem prejuízos.

Porém, caso precise do cartão para fazer exames, por exemplo, ficará impedido. Para atualizar, é necessário buscar informações junto a USF do bairro onde reside. Lá os agentes de saúde ou servidores do local irão explicar como fazer. Aline Melo explicou que em João Pessoa há cinco distritos sanitários, ficando responsável por uma área da cidade.

“Ao chegar no posto de saúde, a equipe vai explicar como fazer e passar um número do Whatsapp do seu distrito para o usuário entrar em contato. Ao fazer isso, ele recebe uma mensagem com os documentos para enviar”, explicou, em conversa com o ClickPB. Após isso, é dado um prazo de até 48 horas para o usuário receber um novo cartão. Daí, é só imprimir e plastificar, se for de interesse do paciente. Ela lembrou que os novos cartões são iniciados com o algarismo 7.

Confira os telefones para emissão do Cartão SUS por Distrito Sanitário:

Distrito Sanitário I: 9.8699-2182 e 9.8699-2179
Bairros: Alto do Mateus, Bairro das Indústrias, Bairro dos Novais, Costa e Silva, Oitizeiro, Cruz das Armas, Esplanada, Funcionários I, Jardim Planalto e Jardim Veneza.

Distrito Sanitário II: 9.8699-2185 e 9.8699-2180
Bairros: Boa Esperança, Colinas do Sul, Cristo, Cuiá, Ernani Sátiro, Funcionários II, Funcionários III, Geisel, Grotão, Jardim Itabaiana, João Paulo II e Rangel.

Distrito Sanitário III: 9.8699-2181 e 9.8699-2183
Bairros: Colibris, José Américo, Mangabeira, Mussumagro, Paratibe, Parque do Sol e Valentina.

Distrito Sanitário IV: 9.8699-2184
Bairros: Bairro Dos Estados, Cordão Encarnado, Centro, Distrito Mecânico, Ipês, Ilha do Bispo, Jaguaribe, Mandacaru, Roger, Tambiá, Treze de Maio e Varadouro.

Distrito Sanitário V: 9.8699-2170
Bairros: Altiplano, Água Fria, Aeroclube, Bancários, Bessa, Cabo Branco, Castelo Branco, Cidade Recreio, Expedicionários, Jacarapé, Jardim Cidade Universitária, Jardim Miramar, Manaíra, Penha, Tambaú, Timbó, Torre, Quadra Mares, São José e Jardim Brisamar.

Caso a pessoa não encontre o bairro nessa lista, buscar informações pelo 9.8610-9259 ou 9.8600-9906, telefones da Coordenação do Cartão SUS, e informar o bairro que será encaminhado para o atendimento. O funcionamento da coordenação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários