Município de Pedra Branca é destaque em Atenção Primária à Saúde na Paraíba como 1º lugar


 O município de Pedra Branca, no Vale do Piancó é destaque em Atenção Primária à Saúde (APS) no Estado da Paraíba. Ocupa a 1ª colocação no ranking do estado, que possui 223 municípios; estando à frente de várias cidades de grande, médio e pequeno porte. Além disso, a cidade pontuou ainda como o 5º lugar no Brasil. Os dados foram atualizados na terça-feira (05), e estão disponíveis no site do programa Previne Brasil.

A Secretária Municipal de Saúde, Mônica Maria de Sousa Lacerda, explica que a APS é o primeiro nível de atenção em saúde, que visa proteger, prevenir e diagnosticar o paciente.

“Através dessa ‘porta de entrada’ podemos encaminhar o paciente para o tratamento adequado, visando sua reabilitação, redução de danos e manutenção da sua saúde. Também tem o objetivo de divulgar, orientar e promover a saúde da população, solucionando possíveis agravos e direcionando os casos mais graves para níveis de atendimento especializado”, explica Mônica.

O médico e ex-prefeito Dr. Allan Bastos, destacou a importância da atenção primária para a criação do vínculo da população com a equipe. Também ressaltou que o bom desempenho no ranking estadual e nacional está atrelado ao trabalho desenvolvido por todos os funcionários da Saúde e que isso é revertido para toda a população.

A Secretária ainda falou que “o monitoramento desses indicadores permite que a gestão federal, estadual e municipal, e os profissionais da Saúde, avaliem o acesso de qualidade dos serviços prestados. Assim, podemos implementar medidas de aprimoramento das nossas ações; além de ser um meio de dar mais transparência aos investimentos na área da Saúde para a população”, disse.

Esses investimentos são monitorados a cada quadrimestre.

O Previne Brasil é um programa do Ministério da Saúde que reformula o financiamento da atenção básica. O repasse é feito mensalmente ao município conforme seu desempenho, com base nos resultados de indicadores de atendimento das equipes. Alcançar essa posição é muito importante para Pedra Branca, pois revela a qualidade e o comprometimento do serviço realizado no município, ainda mais em um período de pandemia.

Isso também é revertido em financiamento para a atenção primária no SUS (Sistema Único de Saúde) e quem se beneficia é a população.

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários