Balanças de estabelecimentos da Feira Livre de Jaguaribe passam por inspeção do Procon-JP e Imeq-PB

 


A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) e o Imeq-PB estão realizando, nesta quarta-feira (22), uma inspeção educativa nas balanças dos estabelecimentos instalados na Feira Livre de Jaguaribem, em João Pessoa. A fiscalização preventiva ocorre no mesmo molde da Operação Peso Real, realizada em setembro deste ano, também em conjunto com o Instituto, e que inspecionou as balanças nos supermercados e padarias da Capital.

A inspeção vai conferir se as balanças estão funcionando de forma correta e se os estabelecimentos estão cumprindo a legislação que regula a relação consumerista.

O secretário Rougger Guerra adianta que, caso seja encontrada alguma irregularidade, o local será notificado para que faça as devidas adequações. Ele acrescenta que “o Procon-JP e o Imeq-PB estão novamente juntos trabalhando em defesa do consumidor. A operação em setembro último, que não era educativa, interditou sete balanças em três supermercados, com o Procon-JP lavrando cinco autos e notificando um estabelecimento”.

O titular do Procon-JP salienta, ainda, que “o Imeq-Pb faz a parte técnica da inspeção às balanças, verificando se o produto preenche os requisitos previstos pelo Inmetro para um bom funcionamento, como a verificação do lacre, dispositivo que deve ser colocado após a colocação do selo do órgão e que evita que sejam alteradas as características principais”.

Ele explica que o Procon-JP acompanha todo o processo de inspeção e observa se há descumprimento à legislação e, caso encontre alguma irregularidade, notifica o estabelecimento, dando prazo para que as adequações sejam implementadas.

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO