Bica terá atividades de educação ambiental, jogos ecológicos e trilhas em janeiro; parque espera receber 1.500 pessoas por dia


 A direção do Parque Arruda Câmara está preparando um calendário de atividades especiais para as férias de janeiro, quando registra um público recorde de visitantes, chegando a uma média de até 1.500 pessoas por dia. O cronograma inclui educação ambiental, jogos ecológicos e trilhas, entre outras ações que permitem a interação dos participantes com a natureza, além da conscientização do cuidado com o meio ambiente.

O Projeto “Vem Bicar Comigo”, realizado em parceria com a Funjope, também consta no calendário e consiste em apresentações artísticas com palhaços e contação de histórias. “A atividade favorece a visitação e o bem-estar dos visitantes e animais”, disse Rodrigo Fagundes, diretor do Parque, popularmente conhecido como Bica.

O zoológico, que está localizado no Bairro do Roger, concentra cerca de 500 espécies de animais e é referência como uma das principais áreas verdes de João Pessoa. Em média, por dia, o local é visitado por mil pessoas, chegando a registrar nos finais de semana ou feriadões até cinco mil visitantes.

“Nós preparamos o parque diariamente para receber o público, sejam turistas ou alunos da rede pública, de forma que haja uma conexão constante com os animais que aqui vivem. Um exemplo disso é o projeto que permite a troca de experiência do ser humano com o animal, permitindo que toque em alguns, como o jabuti e o filhote de jacaré. Além disso, promovemos ações com as espécies, quebrando a sua rotina e estimulando um comportamento mental mais natural”, informou.

Rodrigo Fagundes disse que a gestão do prefeito Cícero Lucena promoveu este ano várias melhorias na infraestrutura do zoológico, a exemplo do ambulatório dos animais, reforma dos recintos da leoa Luana, grande atração do parque, e dos jacarés, além de ações de limpeza e dasassoreamento do Lago das Cinco Fontes, limpeza das trilhas, colocação e recuperação de placas informativas sobre as espécies.    

Balanço das atividades - De janeiro a dezembro, a direção realizou as seguintes atividades: eventos voltados à comemoração dos Dias das Crianças e  Nacional de Urubuzar, que aconteceu em Novembro, com ações para prevenir atropelamentos de animais silvestres nas estradas, bem como ao período de férias escolares; realização de cursos de capacitação sobre animais silvestres para guardas municipais, de jardinagem e paisagismo; atividades para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); São João com alimentação temática para os animais; ação de lazer para servidores da Semam; interação com alunos do Instituto dos Cegos para experiência sensorial, entre outros projetos.

Neste ano, a Bica recebeu o título de Posto Avançado da Reserva Biosfera da Mata Atlântica (PARBMA). “Com o título, o Parque Arruda Câmara conquista o reconhecimento que possui um conjunto de porções de ecossistemas terrestres remanescentes de Mata Atlântica e que contribui para a conservação da biodiversidade, pesquisa e promoção do desenvolvimento sustentável e à educação”, acrescentou Rodrigo Fagundes.

Ele disse que, durante a pandemia, foram mantidos todos os protocolos impostos pela Vigilância Sanitária, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, para garantir a segurança das espécies e do público. A partir do dia 24 de fevereiro, o zoológico permaneceu fechado por 15 dias e depois de reaberto, parte das atividades foi reduzida e o número de visitantes ficou limitado em 500 pessoas por turno para evitar aglomerações.

Serviço - O Parque Arruda Câmara funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, com venda do bilhete de entrada (R$ 2,00) até às 16h. Nos feriados de final de ano, o local estará fechado nos próximos dias 24, 25,31 e 1º de janeiro de 2022. Qualquer dúvida a população pode ligar para os números 3218-9710 (Administração) e 3318-9817 (Educação Ambiental).

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários