Bruno anuncia projeto para implantação de VLT e investimentos no sistema de transportes coletivos de Campina Grande

 

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, anunciou uma reformulação do sistema de transportes coletivos e a possibilidade da implantação do VLT. Segundo ele, por conta da expansão urbana da cidade nos últimos 40 anos, a cidade necessita de mais atenção nesse segmento. A gestão deverá apresentar já agora em janeiro de 2022 o projeto. O anúncio foi feito durante entrevista à TV Cabo Branco, nesta sexta-feira (17).

Como acompanhou o ClickPB, o gestor explicou que o atual sistema de transporte de passageiros de Campina Grande está em vigor desde a década de 80, sendo, portanto, um modelo ultrapassado. Ele explicou que já foi feita licitação em novembro, para a contratação de uma consultoria de renome na América Latina para essa questão, para com base no que foi diagnosticado, já em janeiro de 2022, anunciar a reformação do sistema local. 

O prefeito adiantou que haverá uma integração entre todas as áreas da cidade. Será adotado um modelo que contempla nove pontos distribuídos na cidade e com corredores expressos. Serão implantados pontos estratégicos em locais como a Praça Joana D’Arc (José Pinheiro), lateral da UPA do Alto Branco, Avenida Juscelino Kubitschek, próximo a Escola Raul Córdula, Distrito dos Mecânicos e bairro dos Portais. Todos estes pontos contarão com grandes praças que serão pontos de convergência de onde os ônibus circularão, permitindo-se uma integração com corredores expressos em toda a cidade. 

Implantação de VLT    

Ao avaliar o futuro sistema como extremamente complexo, Bruno acrescentou que leva em consideração, inclusive,  o projeto de implantação VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), mediante a ativação da Estação Nova (entre os bairros de Liberdade e Quarenta), o qual será o ponto de convergência dos modais de ônibus e de trem. Estes modais funcionarão de forma integrada, permitindo-se a sustentabilidade de ambos e servindo a todas pessoas que necessitem das duas formas de transporte. 

Saúde            

Já no campo da saúde, Bruno falou sobre o lançamento do Programa Saúde de Verdade, nesta quinta, e disse como vai funcionar numa total transformação da Atenção Básica da Saúde . O prefeito lembrou que o programa tem como primeiro pilar a infraestrutura (a construção e recuperação de postos de saúde e a conversão em prédios próprios do Município os que estão alugados para o atendimento à comunidade). 

O segundo ponto é o atendimento de excelência à população, com humanização, qualificação dos profissionais e muitas outras ações. O terceiro ponto será o uso da tecnologia mediante o emprego do Cartão Saúde de Verdade e também o teleatendimento (a partir de fevereiro), combatendo-se a burocracia, agilidade para consultas e exames, além da entrega de medicamentos. 

Educação     

Para o setor educacional, a meta do prefeito é executar um arrojado plano de investimentos, com obras com mais de 60 milhões de reais para a construção de creches e escolas. Os investimentos abrangem também os recursos humanos, com a valorização salarial e o 14º salário dos profissionais da Educação. 

Bruno Cunha Lima anunciou que, no bairro de Bodocongó, será construída escola modelo com dez mil metros quadrados de área, laboratórios de física e de química, 25 salas de aula, auditório para 400 pessoas, piscina olímpica e duas quadras, elevando-se, cada vez mais, o nível de ensino na rede pública municipal.

CLICKPB

BORGES NETO LUCENA IFORMA

Postar um comentário

0 Comentários