Dia D de Conscientização ao Combate às Arboviroses acontece nesta sexta-feira, em Monteiro

 

O Dia D de conscientização no combate às arboviroses está sendo realizado nesta sexta-feira (17) no município de Monteiro. A campanha tem como objetivo informar e mobilizar toda sociedade sobre a importância de intensificar e manter por todo o ano as ações de eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, especialmente, neste período que antecede o verão.

A intenção é evitar surtos e epidemias das doenças causadas pelos arbovírus transmitidas pelo vetor. Por terem grande impacto em saúde pública e não possuírem vacina nem tratamento específico, impedir a proliferação do mosquito é a principal arma para reduzir casos e óbitos.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, nesta sexta-feira (5), durante a ação conjunta de combate às arboviroses estarão acontecendo atividades como: Adesivagem nos principais estabelecimentos públicos; Distribuição de peixes GUP nas localidades onde o índice de infestação predial foi mais alto (PSF 02, 07, 08, 09 e Escola Adalice Remígio localizada no Mutirão); Recolhimento de pneus em todas as borracharias da cidade; Palestra nas salas de espera das Unidades de Saúde e Intensificação nos quarteirões que deram positivos de acordo com o último LIRA.

A Secretaria de Saúde do município tem tratado as arboviroses com prioridade, ainda que enfrentando uma pandemia como a da Covid-19. Ações simples podem ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti e o segredo está nos cuidados com os diferentes ambientes, principalmente no quintal de casa. Toda comunidade precisa estar ciente que é papel de todos evitar a proliferação do Aedes Aegypti.

Entre as medidas que podem ser adotadas pela população estão: evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta; manter a caixa d’água sempre fechada e realizar limpezas periódicas; vedar poços e cisternas; descartar o lixo de forma adequada.


VITRINE DO CARIRI

FALA PARAÍKBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários