Estado dispensa exigência da aferição de temperatura em estabelecimentos na PB


 Estabelecimentos na Paraíba não são mais obrigados a aferir a temperatura das pessoas na entrada dos locais. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) publicou nesta terça-feira (14) uma nota técnica com a atualização do protocolo geral de critérios de funcionamento e normas sanitárias para o poder público, empresas, trabalhadores e cidadãos.

O protocolo da SES exigia a aferição de temperatura para entrada em bares, restaurantes, eventos e repartições públicas. As demais regras para evitar a transmissão da Covid-19, no entanto, seguem obrigatórias, a exemplo de testagem de todos os sintomáticos, notificação de casos e rastreio dos contactantes, uso de máscaras e higienização das mãos.

A decisão pela não obrigatoriedade considera aspectos importantes nesse momento de ampliação das medidas de flexibilização da retomada das atividades econômicas. O documento ainda destaca que, além de outras razões, nem todos os infectados com Covid-19 manifestam febre e que a transmissão pode ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

“A aferição da temperatura corporal como forma de triagem a fim de detectar possíveis suspeitos de contaminação pelo novo Coronavírus têm menor efetividade no atual contexto de pandemia, uma vez que indivíduos febris durante período de incubação da COVID-19, ou fazendo uso de antitérmicos podem não ser detectados por meio desta medida, ante ao cenário de redução de número de casos sintomáticos em função da crescente cobertura vacinal na Paraíba. Além disso, é relevante lembrar que nem todos os infectados com Covid-19 manifestam febre e, ainda, que dados preliminares sugerem que a transmissão pode ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.”, diz o documento.

MaisPB

Postar um comentário

0 Comentários