Cícero Lucena acompanha primeiro exame de Pet Scan pelo SUS na Paraíba: "gestor tem que se colocar no lugar do povo"

 


O prefeito Cícero Lucena acompanhou, nesta quarta-feira (12), os preparativos para o primeiro exame de Pet Scan realizado pelo SUS na Paraíba, através de uma parceria com o Hospital Napoleão Laureano. O Pet Scan é um tratamento de radiodiagnóstico de alto custo, podendo chegar a R$ 5 mil. A partir de agora, serão realizados 48 exames gratuitos todos os meses, pagos pela Prefeitura. O encaminhamento é feito pelo próprio Hospital Laureano a partir da necessidade do paciente. 

"É preciso que os gestores tenham a sensibilidade de se colocar no lugar do povo. Hoje teremos os primeiros exames com pessoas que precisam identificar seu problema com melhor qualidade técnica para então procurar o tratamento mais eficaz. Me sinto feliz em fazer essa parceria, viabilizando um exame  muito caro na rede  particular para as pessoas que não podem pagar, mas que também lutam pela vida", afirmou. 

"Pela primeira vez uma máquina como esta está cadastrada para procedimentos realizados pelo SUS no Estado da Paraíba. Nestes dias que chegamos fizemos todas as repactuações necessárias com o Laureano e quem ganha é a população", explicou a secretária municipal da Saúde, Margareth Diniz. 

A primeira paciente a realizar o exame foi a agricultora Patrícia Marcelino, de 30 anos, da cidade de Natuba. "Só posso agradecer a Deus esta oportunidade. Me vejo como um milagre depois de tudo o que eu passei, estou aqui pelo meu filho e vamos em frente", declarou. 

O presidente da Fundação Laureano, Marcelo Pinheiro, destacou que este é um marco importante para o tratamento do câncer em toda a Paraíba. "Esta é a tecnologia mais moderna para diagnóstico e agora está disponível no SUS, atendendo as pessoas mais humildes. Bancávamos essa contratualização há algum tempo e agora o prefeito demonstra essa sensibilidade", afirmou. 

O exame - O Pet-CT oncológico é um procedimento por imagem com alto nível de detalhamento, feito em uma máquina que agrega técnicas de Tomografia Computadorizada (CT) e Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET). 

O procedimento possui a máxima capacidade de identificar alterações nas células em estágios muito iniciais. Esse teste é essencial para o diagnóstico de linfoma, pois aponta onde há linfonodos alterados, indicando o estadiamento da doença, ou seja, a localização e a extensão do câncer presente no corpo de uma pessoa.




CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários