MPF vê “descuido generalizado” e vai se reunir com a saúde antes de novo decreto

 

O novo decreto que disciplina as atividades em meio a pandemia da Covid-19 na Paraíba deve ser publicado na próxima segunda-feira (31). Neste sábado, no entanto, o Ministério Público Federal no estado deve se reunir com a saúde para emitir recomendações para a produção do novo documento.

Em entrevista ao Programa Hora H, da Rede Mais Rádio, nessa sexta-feira (28), a procuradora Janaína Andrade disse que vê um “descuido generalizado” da sociedade em relação às medidas de proteção e combate ao coronavírus.

“Existe sim uma forma de comportamento de descuido generalizado da população. As pessoas não usam mais máscaras, as pessoas estão em vários locais usando de comportamentos que não permitem o distanciamento social, higienização das mãos. uma série de fatores contribuíram para esse momento atual”, afirmou a procuradora.

A Paraíba passa por um novo momento de alta da Covid-19. Nos últimos três dias, o estado registrou, consecutivamente, mais de 3 mil novos casos da doença. Diante da disparada de aumento de casos, os órgãos sanitários vão discutir algumas flexibilizações. O último decreto, por exemplo, trouxe o aumento da capacidade de público em shows. Medida que será reavaliada no novo documento.

“Vamos conversar com o segmento de shows e eventos. Já que muito se fala que esse segmento tem muitas atividades que impedem uma cobrança mais rigorosa do protocolo sanitário e também ouvir as autoridades sanitárias de dados de incremento dos casos de covid. vamos encaminhar ao governo do estado as considerações do Ministério Público como forma de auxílio na sua decisão”, completou.

A reunião entre MPF, saúde e setores de eventos está marcada para às 10h deste sábado. Ao final da discussão, o órgão deve enviar ao estado encaminhamentos para serem adotados no novo decreto.

MaisPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO