Deputado paraibano assina ofício pedindo ao MRE providências para tirar brasileiros da Ucrânia

 

O deputado federal Gervásio Maia (PSB), assinou ofício, nessa sexta-feira (25), pedindo que o Ministério das Relações Exteriores adote providências para retirar brasileiros do território ucraniano. No documento, também assinado por toda a bancada do partido na Câmara, foi cobrado que sejam enviados esforços diplomáticos, por parte do Brasil, para se tentar um “cessar fogo”.

“Salientamos a excepcional urgência da medida, já que os relatos que chegam dos grupos de brasileiros na Ucrânia são de total ausência de apoio por parte do Ministério das Relações Exteriores e de crescente risco, tendo em vista a intensificação dos bombardeios e ataques por parte da Rússia em todo o território”.

Ontem (25), o Ministério das Relações Exteriores informou que estava preparando um plano de evacuação dos brasileiros do país, mas ainda não tinha anunciado data e horários. Estima-se que a comunidade brasileira na Ucrânia seja de 500 pessoas.

“Pedimos que sejam envidados esforços diplomáticos, por parte do Brasil, para que seja alcançado um cessar-fogo que assegure a completa evacuação de civis que estejam em território ucraniano, valendo-se a diplomacia brasileira, para tanto, de sua condição de membro rotativo do Conselho de Segurança da ONU e do recente contato entre o Presidente brasileiro e o Presidente da Federação Russa”, finaliza o documento.

 PB AGORA


FALA PARAÍBA-BORGES NETO