Funjope retoma neste domingo projeto de inclusão pela arte no Centro Cultural de Mangabeira


 A Prefeitura de João Pessoa, por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), retoma, no próximo domingo (27), as atividades do projeto 'Somos Capazes - Inclusão pela Arte', com a ‘Tardezinha Inclusiva’, voltada para crianças que têm alguma deficiência física ou cognitiva. O trabalho acontece no Centro Cultural Mangabeira, das 16h às 18h, e visa promover a inclusão, contando com a parceria da Associação Paraibana de Pais Autistas (APA), ONG Incluir e Fundação de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad).

 
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirmou que esse é um projeto muito especial porque, através dele, o governo municipal está acolhendo crianças e suas famílias num processo de integração social e de inclusão. “Estamos tratando a arte e a cultura como instrumentos de inclusão social. Essa é a beleza e a delicadeza do nosso projeto, que foi prontamente aceito pelos pais e mães das crianças com deficiência. E nós vamos dedicar um trabalho focado, organizado e cuidadoso no acolhimento dessas crianças”, afirmou.
 
A iniciativa vai acontecer todo mês, sempre com uma programação diferenciada e é aberta ao público, oferecendo uma série de atividades gratuitas para os pequenos, a exemplo da ‘Feirinha Somos Capazes’, que vai expor produtos feitos pelas mães dos autistas. São brinquedos, artigos de vestuário, alimentação e marionetes. Também haverá exposição e comercialização de quadros da artista plástica Tati Oliveira, que é autista.
 
“Essas mães são empreendedoras e não têm mais condições de trabalhar para cuidar dos filhos”, enfatizou Nik Fernandes, que é mãe de autista, trabalha pela causa há 28 anos e participou da elaboração do projeto ‘Somos Capazes’. “A ação é de uma gestão maravilhosa, que deu abertura para esse projeto acontecer, e esse é um grande presente para as crianças e para as mães. As crianças precisavam de grupos de iguais e as mães também para trocar experiências. Só tenho que agradecer”, acrescentou.


 
Programação - A garotada vai contar com momentos de recreação e brincadeiras, sob os cuidados da Palhaça Kika. O Palhaço Baba Baby vai ensinar a fazer esculturas de balões. E a diversão não para por aí. Os participantes vão poder se divertir na cama elástica, comer pipoca e, para adoçar a tarde, o algodão doce vai ser liberado. 
 
A Turma Tá Blz vai levar quatro personagens para divertir as crianças – Sonic, Ursinho Poof, Pocoyo e Gato Ben. O grupo também será responsável por animar o espaço com músicas infantis e marchinhas de Carnaval, junto com Nik Fernandes e Jhony Fernandes.
 
Saúde – Todas as atividades oferecidas são gratuitas, mas para ter acesso é necessário usar máscara de proteção, álcool em gel, manter o distanciamento e apresentar o cartão de vacinação.

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários