Instituto Opinião: gestão de Fábio Tyrone é aprovada por 70,2% da população de Sousa

 

O primeiro ano do segundo governo da gestão do prefeito de Sousa, Fábio Tyrone (Cidadania), é aprovado por 70,2% da população. É o que apontam os dados de pesquisa realizada pelo Instituto Opinião, divulgada pelo Portal MaisPB, nesta quarta-feira (2). A pesquisa integra o projeto da Rede Mais e Instituto Opinião de divulgação de avaliação de gestões municipais na Paraíba. Opinião e Rede Mais têm parceria jornalística desde o ano de 2016.

A maior aprovação do prefeito se dá entre os eleitores entre 16 e 24 anos de idade (74,5%), entre os que possuem ensino superior completo (76,4%) e os que ganham acima de cinco salários mínimos (75%).

Fonte: Instituto Opinião

Conforme os dados, o modelo de administração de Fábio Tyrone é reprovado por 19,5% dos entrevistados. Desse percentual, quem mais desaprova a gestão são os eleitores acima de 60 anos (22,2%), os que têm até o 9º ano de ensino  (22,1%) e aqueles que recebem até dois salários mínimos (22,4%).

Fonte: Instituto Opinião

A pesquisa também identifica que o governo municipal de Sousa é ótimo para 16,5% da população, bom para 40,4% e regular para 27,8%, enquanto 8% consideram a gestão ruim e 6% classificam-a como péssima. Outros 1,3% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Fonte: Instituto Opinião

Fonte: Instituto Opinião

O Instituto Opinião quis saber da população qual a nota (de 0 a 10) os entrevistados dariam ao desempenho da administração do prefeito Fábio Tyrone. A média aritmética alcançada foi de 7,2%. A nota 10 foi a mais sugerida, opção de 24% dos eleitores, enquanto 5,8% dos entrevistados deram 0.

Fonte: Instituto Opinião

Fonte: Instituto Opinião

Dados Técnicos

Com intervalo de 90% de confiança e margem de erro admitida de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos,  a pesquisa do Instituto Opinião ouviu 400 entrevistados nos últimos dias 28 e 29 de janeiro.

As entrevistas com os moradores da zona urbana foram realizadas nos seguintes bairros: Alto da Capanema, Alto do Cruzeiro, André Gadelha, Angelim, Areia, Bela Vista, Boa Vista, Centro, Estação, Frei Damião, Gato Preto, Guanabara, Jardim Brasília, Jardim Iracema, Jardim Santana, Jardim Sorrilândia I, Jardim Sorrilândia II, Jardim Sorrilândia III, Maria de Lourdes, Maria Rachel, Mutirão, Raquel Gadelha, São José, Várzea da Cruz e Zú Silva.

Com os moradores da zona rural foram realizadas nas seguintes localidades: Cadeado, Caiçara, Caiçara Batista, Carnaubinha, Catolé da Piedade, Curral Velho, Curralinho, Jangada, Lagoa, Lagoa das Estrelas, Lamarão, Logradouro, Macacos, Mãe d’água, Malhada da Pedra, Massapê, Matumbo, Molhado dos Alves, Núcleo I, Núcleo II, Núcleo III, Pereiros, Riachão dos Anísios, Salguim, São Gonçalo e São Vicente.

MaisPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO