Secretaria de Saúde de João Pessoa mantém assistência durante o ponto facultativo de Carnaval com serviços 24h

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai garantir a assistência aos pessoenses durante o ponto facultativo de Carnaval a partir dos serviços da Rede Municipal de Saúde que atendem 24h e funcionam como portas de urgência e emergência. Esses serviços, considerados essenciais à população, não seguem a determinação da portaria n° 085/2022 da Secretaria de Administração Municipal (Sead).

Durante o período estarão abertos para atender a população as quatro Unidades de Pronto de Atendimento (UPAs), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os cinco hospitais da Rede Municipal de Saúde: Complexo Hospitalar de Mangabeira (Ortotrauma); Hospital do Valentina; Instituto Cândida Vargas; Hospital Santa Isabel e Prontovida, sendo os dois últimos com atendimento por meio de regulação. Para assistência em saúde bucal, o Centro de Especialidades Odontológicas da Torre seguirá com o atendimento 24h e, caso seja necessário assistência de urgência em saúde mental, a população conta com o serviço do Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm).

De acordo com a portaria, a Prefeitura de João Pessoa terá ponto facultativo na segunda-feira (28 de fevereiro) e terça-feira (1° de março). Os trabalhos na administração pública municipal da Capital retornam às 14h da Quarta-feira de Cinzas (2). Na SMS, seguem esse horário os setores administrativos da Rede Municipal de Saúde, as Unidades de Saúde da Família (USF) e as Policlínicas Municipais e todos os demais serviços que não atuem como porta de urgência e emergência.

Testagem e vacinação - Durante o período também não acontecerão ações de testagem para detecção do novo coronavírus, nem de vacinação contra a Covid. Mas as equipes da Vigilância Sanitária Municipal, a partir da força-tarefa, realizarão fiscalizações nos estabelecimentos para verificar o cumprimento do decreto municipal em vigência. A população também poderá denunciar aglomerações e descumprimento do decreto através do número (83) 9.8654-6377, apenas WhatsApp.

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO