TRE-PB recebe 1.050 urnas eletrônicas e técnico confirma segurança dos dispositivos

 

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) recebeu, na última sexta-feira (28/01), 1.050 novas urnas eletrônicas modelo UE2020, que serão utilizadas nas Eleições 2022 e estão no Núcleo de Voto Informatizado (NVI) da Capital, passando pelo procedimento técnico denominado “teste de aceite”. Ao comentar sobre a segurança dos novos equipamentos, o responsável pelo NVIJPA, José Paulo, destacou confiança nos equipamentos, destacando que ainda chegarão, ao TRE-PB, mais 3.850 novas urnas, que serão somadas às 3.700 de outros modelos existentes no NVI de João Pessoa.

Estas novas urnas são fabricadas pela empresa Positivo, em Manaus/AM, seguindo rigorosos padrões de segurança. O modelo UE2020 é o mais moderno e possui mais acessibilidade, permitindo maior rapidez à votação. O terminal do mesário possui tela gráfica, sem teclado, com superfície sensível ao toque. Segundo José Paulo, um dos principais itens de segurança da urna eletrônica é não ter conexão com a rede mundial de computadores, o que não permite ataques externos por hackers.

Os códigos-fonte do sistema e dos programas passam por inspeção dos Partidos Políticos, Ministérios Público, Ordem dos Advogados do Brasil e entidades públicas; todo o conteúdo é lacrado e recebe assinatura digital das autoridades.

Durante e após a votação, as urnas podem ser auditadas pelas agremiações partidárias e instituições fiscalizadoras que integram a Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e demais interessados.

Outro mecanismo de segurança é o relatório de impressão da zerésima, mostrando que, no início da votação, não há voto registrado na urna para nenhuma candidatura, e ao final da votação, a emissão dos Boletins de Urna (BUs) para quem quiser acompanhar os dados divulgados. Veja mais detalhes da segurança das unras no link: https://www.tre-pb.jus.br/eleicoes/seguranca

 PB AGORA


FALA PARAÍBA-BORGS NETO

Postar um comentário

0 Comentários