Após fortes chuvas, açude de Boqueirão recebe em dois dias mais de 5 milhões de m³

 

Apesar das fortes chuvas que vem caindo nos últimos dias na Paraíba, ter provoca nos grandes centros urbanos problemas de logísticas e locomoção, para o Açude Epitácio Pessoa, que abastece Campina Grande e mais 19 municípios da região, o efeito tem sido bastante positivo, pois somente da última terça-feira a ontem, foi registrado cinco milhões de metros cúbicos armazenados a mais no manancial.

Os dados sobre a situação hídrica do reservatório, popularmente conhecido por Boqueirão, são da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba. O reservatório Epitácio Pessoa atualmente totaliza 129.483.581 milhões de metros cúbicos (m3 ), o que representa 27,75% da sua capacidade total, que é de 466.525.964 milhões de m3 .

No começo desta semana, o açude apresentava 26,57% de sua capacidade. Segundo, o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno, as regiões do Cariri, Curimataú e Sertão, encontram-se em período chuvoso e os meses de março e abril são mais representativos para a recarga dos reservatórios. “O Açude Epitácio Pessoa, que encontra-se com 27,75%, ou seja, 129,4 milhões de metros cúbicos de água, apresenta suas maiores recarga nesse bimestre. Assim, com a evolução do período chuvoso, deve haver recarga satisfatória sobre outros açudes da região, inclusive sobre os maiores açudes do estado”, afirmou.

De Olho no Cariri

PB Agora


FAALA APARAÍBA-BORGES NETO