Cliente Energisa na Paraíba pode informar consumo de luz por foto e enviar pelo WhatsApp

 


Você que acompanha sua conta de energia com frequência, em algum momento já deve ter passado pela situação da ‘fatura pela média’. Isso acontece quando há impedimento para a leitura do medidor, ou seja, situações como portão fechado, ausência de pessoas no imóvel, imóveis desocupados, cães bravos soltos que impedem a aproximação do leiturista por questões de segurança. Nesses casos, automaticamente o sistema emite o faturamento pela média de consumo do cliente nos últimos 12 meses.

Em 2021, a Energisa na Paraíba emitiu cerca de 20,7 milhões de contas de energia. Desse total, apenas 2,64% representam as contas faturadas com base na média do consumo diário do cliente. 

Para realizar a autoleitura por foto é muito simples: 1) em até três dias antes da data da leitura (informada na conta de energia) o cliente faz a foto do medidor. É importante ficar visível o número que aparece no visor; 2) em seguida é só enviar a foto para a Energisa, por meio da Gisa, que é a atendente virtual da concessionária. Para tanto, basta seguir o caminho: Gisa WhatsApp (83 99135-5540) > Digitar o termo “Autoleitura > Enviar foto com o número relativo ao consumo.

O serviço de autoleitura é oferecido pela Energisa desde 2020, após o início da pandemia do Coronavírus, com o propósito de evitar contato entre leituristas e clientes. Para tanto, os clientes precisavam informar os números do medidor, correndo o risco do envio incorreto. Já a autoleitura por foto é mais segura, ágil e assertiva.

Como funciona a autoleitura?

Na conta de luz, consta a data prevista para leitura do mês seguinte, que será o dia limite para o cliente enviar as informações à distribuidora. O cliente poderá fazer a autoleitura até três dias antes dessa data ou no próprio dia.

Passo a Passo

O cliente fotografa os números que aparecem no medidor e envia a imagem para a Gisa. Após o envio, a imagem é verificada pela inteligência artificial e, em seguida, devolvida para confirmação do cliente;

 Caso esteja, ainda, fora do prazo, a Gisa informará o período para fazer a autoleitura.

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO