Prefeito de João Pessoa entrega Chromebooks para professores e escolas ganham novos computadores

 


O prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra deram continuidade nesta quinta-feira (17) a uma das principais metas da gestão: garantir a modernização da educação no município por meio da tecnologia. Em evento no Espaço Cultural, os gestores iniciaram a entrega de Chromebooks para os professores prestadores de serviço. Além disso, foram iniciadas as entregas de desktops e notebooks que serão utilizadas na área administrativa das escolas. 

"A escola precisa funcionar bem como um todo. Primeiro entregamos os Chromebooks para os efetivos, agora para prestadores de serviço e também beneficiando a escola. Vai tudo funcionar em conjunto. É um esforço gigante, um planejamento iniciado ainda no ano passado mesmo com a pandemia e assim vamos realizar o sonho de fazer da educação de João Pessoa melhor que a da rede privada", afirmou o prefeito.

O vice-prefeito Leo Bezerra afirmou que a ação tem o potencial de mudar a realidade da educação. "Apresentei projeto na Câmara para a garantia dos tablets na escola entendendo que o projeto de Cícero no Senado poderia ser aplicado em João Pessoa. Agora estou tendo a grata felicidade de, ao lado dele, poder tornar a modernização da educação possível", afirmou. 

Estão sendo entregues 1800 Chromebooks, 900 desktops e 150 notebooks. Terão direito aos Chromebooks os professores prestadores de serviço em situação dentro de sala de aula, contratados no biênio de 2020/2021 e cujos contratos foram renovados para 2022. Os efetivos que não receberam seus equipamentos no prazo correto também podem fazer a retirada.

A secretária municipal da Educação, América Castro, afirmou que a entrega aos prestadores de serviço é também uma valorização da importância desses profissionais. "Também queremos modernizar a parte tecnológica das secretarias, pois é o coração da escola, onde ficam todas as informações importantes", afirmou.

Luciane Madruga, diretora administrativa da Escola Cônego Matias Freire, na Torre, afirmou que os equipamentos vão melhorar as aulas. "Vão trazer muitas possibilidades para as aulas e os alunos adoram. E na parte administrativa também precisamos. A gestão do prefeito instituiu o papel zero e temos que ter bons equipamentos para atender a esta demanda", afirmou.

Equipamento – Chromebooks são laptops apropriados para a educação, pois possuem bateria com maior autonomia, resistência a impactos e atendem aos comandos de forma mais rápida. Além disso, os equipamentos contam com total resistência aos vírus e também se transformam em tablets. O pacote também inclui fones de ouvido externos e chipes de internet.

Novo parque tecnológico – as unidades de ensino darão um grande salto quando se fala em tecnologia. Elas receberão novos computadores de mesa, mais modernos, o que irá ajudar nos procedimentos dos trabalhos nas secretarias.

Esses computadores contam com processadores de última geração, mais rápidos. Todos usarão o sistema de internet Wi-fi. Todo o armazenamento será no princípio de HD SSD que é um novo sistema de armazenamento de dados mais rápido.

Todos os monitores serão de LCD com alta definição o que irá possibilitar uma visualização das imagens com mais qualidade e de forma menos cansativa. Os computadores também virão com o pacote Office Educacional e o Windows 10.

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO