Igreja Católica celebra Missa dos Santos Óleos com retorno de fiéis

 

O arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, celebra nesta quinta-feira a Missa dos Santos Óleos, na catedral basílica de Nossa Senhora das Neves, dentro da programação católica da Semana Santa. A celebração reúne todo o clero para benção e consagração dos óleos que serão utilizados durante todo o ano, até a próxima Páscoa.

“É uma celebração também muito especial porque expressa a unidade do clero com o bispo e abrindo assim, nesse tempo do Tríduo Pascal a perspectiva de viver o mistério da Paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo”, explicou o arcebispo.

Dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba (Foto: Albemar Santos/MaisPB)

No período da tarde será realizada a missa da Ceia do Senhor e Lava Pés. “Aí vivenciamos o Tríduo Pascal na sua plenitude”, disse Dom Delson.

Os óleos abençoados na missa de hoje serão utilizados no batismo, crisma, unção dos enfermos, consagração de altar e ordem episcopal.

“Esperávamos tanto por isso, porque não foi fácil nestes dois anos sem a presença ou com a presença limitada de fiéis, o distanciamento, tudo isso necessário no tempo de pandemia. Graças a Deus estamos chegando ao fim e os fiéis poderem participar é uma grande alegria. Nesses dias todos realizamos muitas confissões, as pessoas retornando para a igreja, com alegria para participar das celebrações e viver intensamente a sua fé”, avaliou o arcebispo.

MaisPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA