Lula tem 41% no 1º turno contra 36% de Bolsonaro, diz PoderData


 Pesquisa PoderData realizada de 24 a 26 de abril de 2022 mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 41% das intenções de voto para o 1º turno das eleições de 2022. Em 2º lugar está o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 36%. A diferença, de 5 pontos percentuais, é a mesma registrada na rodada de 15 dias antes. 

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece na sequência, com 6%. Está tecnicamente empatado com João Doria (PSDB), que tem 4%, e André Janones (Avante), com 3%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O PoderData inseriu nesta rodada do levantamento o nome de Luciano Bivar (União Brasil), lançado como pré-candidato à Presidência pelo partido em 12 de abril. Por isso, não é possível comparar gráfica e numericamente os resultados atuais com os de rodadas anteriores.

A pesquisa foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3.000 entrevistas em 283 municípios nas 27 unidades da Federação.

Para chegar a 3.000 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

2º TURNO: LULA X BOLSONARO - O PoderData fez a simulação do confronto direto entre os pré-candidatos do PT e do PL.

STRATIFICAÇÃO - O Poder360 destaca os seguintes recortes da pesquisa: 

  • Lula e Bolsonaro empatam, na margem de erro, em 3 regiões – Sudeste (39%X39%), Sul (41%X38%) e Centro-Oeste (39%X41%); 
  • Bolsonaro tem 45% entre os que recebem 5 salários ou mais; Lula marca 47% entre os mais pobres, que ganham até 2 salários.
CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO