Rainha Elizabeth completa 96 anos à espera das celebrações de seu jubileu de platina

 


A rainha Elizabeth II comemora nesta quinta-feira (21) seu 96º aniversário, e marcou a data com a divulgação de uma foto que a mostra com dois de seus pôneis.

A imagem foi encomendada pelo show real de cavalos de Windsor, e mostra a rainha com os animais de nomes Bybeck Nightingale e Bybeck Katie.

Nas últimas semanas a rainha não apareceu muito. Ela se recuperou da Covid-19 no começo deste ano, e “questões de mobilidade” limitaram seus eventos públicos.

Ela vai fazer uma festa privada na propriedade de Sandringham, onde ela e seu marido, o falecido príncipe Philip, já estiveram para escapar dos holofotes.

Sabe-se que a rainha gosta de cavalos e pôneis, e o show equino de Windsor será especial: Haverá mais de mil pessoas e 500 cavalos na apresentação, que vai encenar momentos importantes das vidas de Elizabeth I e Elizabeth II.

O evento vai fazer parte da comemoração dos 70 anos de reinado de Elizabeth II.

Rainha Elizabeth II inaugura por chamada em vídeo uma área hospitalar com seu nome — Foto: Palácio de Buckingham

Jubileu de platina

A data de 70 anos de reinado foi em fevereiro, mas as comemorações acontecem ao longo do ano.

O ápice da festa será em um feriado bancário de quatro dias entre as datas de 2 e 5 de junho.

As comemorações vão incluir eventos públicos e atividades comunitárias. A monarquia também propõe uma reflexão sobre os 70 anos do reinado.

Rainha Elizabeth II em foto de 12 de outubro de 2021 — Foto: Frank Augstein/Pool/AP

Dois aniversários

Elizabeth II nasceu em 21 de abril de 1926 com o nome de Elizabeth Alexandra Mary e se tornou rainha aos 25 anos de idade, em 1952, com a morte repentina do pai, o rei George VI.

Nesta data então é comemorado o aniversário da rainha, mas a cerimônia oficial é realizada apenas em junho. É possível dizer que ela tem direito a dois aniversários.

Isso acontece porque em 1748, o rei George II decretou que todo segundo sábado de junho – quando já é verão no Reino Unido – seja o dia oficial de celebração do aniversário de monarcas britânicos.

Segundo a emissora BBC, a data foi proposta porque o rei, nascido no inverno, queria comemorar seu aniversário em uma festa pública, com desfiles militares, por exemplo, e por isso optou por uma data no verão europeu.

Missa em Londres homenageia ao príncipe Philip, morto no ano passado — Foto: Reuters

Morte do príncipe Philip

Companheiro por 73 anos da monarca, o duque de Edimburgo morreu aos 99 anos em abril de 2021. Em fevereiro ele havia passado por uma cirurgia cardíaca.

Philip não acompanhava sempre Elizabeth II – ele fez mais de 22 mil eventos só. Em agosto de 2017, ele se retirou da vida pública, apesar de, eventualmente, ainda aparecer em compromissos oficiais.

A última aparição foi em julho do ano passado, numa cerimônia militar no castelo de Windsor, o palácio onde ele e a rainha decidiram permanecer durante o período de Covid-19.

O casal teve quatro filhos, o príncipe Charles, a princesa Anne, e os príncipes Andrew e Edward.

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários