Android 13 beta ganha 1ª versão pública para usuários

 


O Google anunciou nesta terça-feira (26) o lançamento da primeira versão beta pública do Android 13. Seguindo o calendário previamente divulgado pela companhia, a atualização está disponível para usuários dos celulares da linha Pixel — do Pixel 4 até o 6. Até então, a próxima versão do Android só estava disponível em prévia para desenvolvedores.

Em uma publicação no blog de desenvolvedores do Android assinada por Dave Burke, vice-presidente de engenharia, a empresa também confirmou as novidades do Android 13 Beta 1. Entre elas, é citado o foco contínuo em privacidade e segurança. A empresa cita novas permissões para leitura de mídia nos dispositivos para imagens, fotos, vídeos e arquivos de áudio, que traz solicitações mais específicas.

Essas alterações deverão ser atualizadas pelos desenvolvedores em seus aplicativos. Agora, por exemplo, os apps poderão solicitar permissão para acessar arquivos de imagem e vídeo ao mesmo tempo para o usuário. Também para os usuários, o Android 13 permitirá que sejam selecionados arquivos específicos para serem acessados pelos apps — algo já revelado anteriormente.

O Google também endereçou aos desenvolvedores melhorias em apps de chaves de criptografia que utilizam os diretórios Keystore e KeyMint, além de incluir novas APIs para reprodução de áudio em dispositivos externos.

Quando será o lançamento final do Android 13?        

A companhia também relacionou que o primeiro beta do Android permitirá que a comunidade possa testar os apps, aumentando as chances de feedbacks para correções antes do lançamento final da plataforma.

O calendário de atualizações do Android 13 prevê a estabilidade da plataforma entre junho e julho. O lançamento final da atualização está previsto para para meados de agosto, mas a empresa também comentou que trará novidades durante o Google I/O deste ano. O evento acontecerá entre os dias 11 e 12 de maio.

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO