Lula aparece com 44% e Bolsonaro, 31%, revela pesquisa do XP/Ipespe

 D


ivulgada nesta sexta-feira (6/5), a primeira pesquisa Ipespe do mês de maio, encomendada pela XP Investimentos, mostrou uma estabilidade no cenário eleitoral para a Presidência da República. Na versão estimulada do levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu um ponto e foi a 44%. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) se manteve no patamar de duas semanas atrás, com 31%.

Segundo a pesquisa, depois deles, também estáveis, apareceram: Ciro Gomes (8%), João Doria (3%) e André Janones (2%). Simone Tebet oscilou de 2% para 1%, enquanto Luiz Felipe d’Ávila marcou 1%. Os outros candidatos não chegaram a 1%.

Com cenário ainda longe de ser definido, já se fala em pelo menos 11 pré-candidatos ao Palácio do Planalto. Alguns estão oficializados pelos partidos; outros, ainda não.

Já na pesquisa espontânea, na qual as opções de voto não são exibidas, o petista se manteve com 38% das intenções de voto. Já Bolsonaro subiu um ponto percentual e chegou a 29%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03473/2022. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais. Para a análise, foram realizadas 1 mil entrevistas de abrangência nacional, nos dias 2, 3 e 4 de maio.

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO