Convenções partidárias começam nesta quarta-feira; confira os partidos que já agendaram na Paraíba


 Nesta quarta-feira (20) começam em todo o Brasil as convenções partidárias nas quais são definidos os nomes que disputarão as eleições deste ano. Segundo a legislação eleitoral, os partidos têm até o dia 5 de agosto para determinar quem serão os candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador, deputado federal, deputado estadual e, no caso de Brasília, deputado distrital.

Convenções partidárias iniciam nesta quarta e partidos ainda tem indefinições

As legendas que vão fechar os nomes à Presidência da República terão início nesta quarta-feira (20), em Brasília, mas no estados os partidos também já começaram a se movimentar. Até agora se desenharam sete pré-candidaturas ao governo da Paraíba, entretanto a maioria ainda não divulgou as datas e locais para a realização das convenções partidárias. Já definiram as datas o PSTU, PRTB, PSDB, União Brasil, MDB e PSB. 

A primeira convenção estadual é a do PSTU. Ela ocorrerá de forma virtual no dia 23 de julho, às 15h. Na ocasião serão lançadas as candidaturas do Antônio Nascimento ao governo e Alice Maciel como vice.

No dia 28 de julho, às 16h, na Domus Hall, é a vez do PRTB. O partido irá oficializar o nome do ex-deputado Major Fábio como candidato ao governo e do pastor Sérgio Queiroz ao Senado.

O PSDB e União Brasil farão uma convenção partidária unificada para o lançamento da candidatura de Pedro Cunha Lima ao governo e de Efraim Filho ao Senado. O evento será realizado no próximo dia 31 de julho, às 9h45, na Arena Medow, em Campina Grande.

O MDB deixou a convenção para o mês de agosto, no dia 4. A data foi escolhida porque na ocasião Lula estará em João Pessoa para evento de adesão à candidatura de Veneziano ao governo. A data e o local ainda não foram oficializados.

MDB declara apoio a Lula na Paraíba e mais dez estados

O PSB, que tentará reeleger o governador João Azevêdo, agendou a convenção partidária para o dia 5 de agosto, no Forrock, em João Pessoa. O partido conta com 12 legendas em seu arco de alianças.

João Azevedo afirma que chapa já está formada: "falta anunciar"

PSB realiza plenária em João Pessoa com apoiadores e reforça pré-candidatura de João Azevêdo a reeleição: “festa da democracia”, define governador

O PL ainda não definiu a data da convenção que deverá oficializar a candidatura do comunicador Nilvan Ferreira ao governo e do empresário Bruno Roberto ao Senado. O ato deve acontecer em Campina Grande. A data mais provável é dia 5 de agosto.

O PSOL também ainda não definiu a convenção partidária porque a federação ainda não foi formalizada. Inicialmente, a candidatura da professora Adjany Simplicio ao governo estava prevista para esta quarta-feira.

A Lei das Eleições permite que as reuniões sejam realizadas em formato presencial, virtual ou híbrido, mesmo que essas opções não estejam no estatuto da legenda. Após a escolha dos candidatos, os partidos têm até 15 de agosto para fazer o registro na Justiça Eleitoral. A campanha começa pra valer no dia 16 de agosto, só aí os pedidos de votos podem ser feitos.

Também serão definidos nas convenções, por meio de sorteio, os números de identificação dos candidatos na campanha eleitoral e na urna eletrônica. As exceções são aqueles postulantes que já utilizaram determinada identificação numérica em eleição anterior. Esses, se quiserem, podem permanecer com os números do pleito passado.

Presidente

OPDTlança já nesta quarta-feira (20), em Brasília, a candidatura de Ciro à presidência. Na quinta-feira (21), o PT deve oficializar o ex-presidente Lula como candidato do partido. A previsão é que Lula não participe do evento.

PDT oficializa candidatura de Ciro Gomes à Presidência nesta quarta-feira

O Avante e o PL também irão formalizar os seus respectivos candidatos na disputa lançando no sábado (23) a candidatura de André Janones em Belo Horizonte. No domingo (24), no Rio de Janeiro, será lançada a chapa de Bolsonaro à reeleição.

Há também a expectativa de que o Partido Novo lance Luiz Felipe d’Ávila, no dia 30, em São Paulo, e o União Brasil deve oficializar a candidatura de Luciano Bivar, em 5 de agosto, também em São Paulo. Já o MDB ainda não tem uma data prevista para o ato que divulgará Simone Tebet como a candidata.

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários