Sinal 5G chega em João Pessoa a partir de sexta-feira; saiba o que muda

 

Finalmente o sinal de internet 5G chega a Paraíba, inicialmente em João Pessoa, a partir desta sexta-feira (29). A capital paraibana será a primeira cidade em todo o Nordeste a operacionalizar a tecnologia.

O 5G vai funcionar apenas em celulares mais recentes. Ao todo, segundo a Anatel, 67 celulares que suportam a tecnologia foram homologados como aptos pela agência para receber o sinal de internet.

A expectativa é de que o novo serviço seja oferecido sem custos adicionais aos planos dos consumidores junto às suas operadoras. Claro, TIM e Vivo são as empresas que ganharam o leilão pela frequência 3.5 GHz no Brasil, por onde o sinal do 5G vai ser transmitido.
Inicialmente, a Anatel havia previsto a chegada da nova tecnologia em João Pessoa somente para o final de setembro, devido a problemas de ordem logísticos na importação de equipamentos, o que fez a agência estender o prazo. No entanto, novamente, a data foi alterada para operacionalização já a partir de julho.

Como trocar a parabólica por aparelhos compatíveis com o sinal digital?
A ‘Siga Antenado’, entidade criada pelas empresas de comunicação responsáveis pelo 5G no Brasil, será a responsável pela distribuição de kits para a população de baixa renda, que recebam algum tipo de auxílio do Governo Federal e que estejam inscritos no ‘CadÚnico’.

De acordo com informações no site da organização, para solicitar a instalação de novos aparelhos, o público da capital deverá entrar em contato com a central de atendimento da ‘Siga Antenado’, pelo número 0800 729 2404 ou pelo site http://www.sigaantenado.com.br/.

O 5G vai funcionar em 100% do território de João Pessoa ou somente em alguns pontos?
A Anatel não respondeu a este questionamento.

Em quais celulares a tecnologia vai funcionar?
De acordo com a Anatel, cerca de 67 aparelhos no Brasil estão aptos para poderem utilizar o sinal de 5G. Entre estes, estão celulares da Samsung, Motorola e outros fabricantes.

É possível adicionar a tecnologia a aparelhos que não a suportam?
Não. Só os aparelhos que tem o hardware preparado para se conectar com a antena 5G conseguirão acessar.

Em quanto será aumentada a velocidade da internet do 5G em relação ao 4G?
A nova tecnologia de internet móvel pode ser mais rápida em até 100 vezes em relação ao 4G, e terá a latência mais baixa, ou seja, um tempo menor de delay, ou atraso, em ligações telefônicas, por exemplo.

Da PB AGORA com G1



BORGES NETO LUCENA INFMRA

Postar um comentário

0 Comentários