Opera Paraíba realiza piloto de cirurgia bariátrica inédita na rede hospitalar estadual

 


O Hospital de Clínicas, em Campina Grande, registrou, nessa quarta-feira (3) a primeira cirurgia bariátrica da unidade. Em caráter piloto, a gastroplastia, que durou cerca de três horas, foi comandada pelos médicos Arthur Balduino, Marcos Diniz, Antônio Rafael e João Pedro. A paciente foi uma mulher de 32 anos, moradora de Campina Grande, que já apresentava problemas de saúde devido à obesidade.

A intervenção é um importante aliado no tratamento de pacientes obesos, e tem o objetivo de reduzir o peso de pessoas com o Índice de Massa Corpórea (IMC) muito elevado. O IMC é uma medida internacional para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Outros critérios também avaliados são a idade e o tempo em que o paciente está com a da doença.

A cirurgia bariátrica metabólica, inédita na rede pública hospitalar estadual, marca o início de um processo para estruturar o serviço bariátrico no HC. “O projeto da Secretaria Estadual de Saúde é implantar um serviço modelo, de suporte a pacientes com indicação da cirurgia, realizando um acompanhamento multidisciplinar e especializado. É um avanço para a saúde da Paraíba e um ganho para a população”, explica a diretora-geral do hospital, Vívian Rezende.

Inicialmente, o programa vai começar a ofertar as consultas ambulatoriais para as pessoas interessadas e fazer a avaliação do perfil do paciente. O tempo até a realização da cirurgia é de aproximadamente um ano.

“Iniciaremos com um ambulatório multidisciplinar, onde esse usuário primeiro terá uma avaliação durante a consulta médica, e será avaliado do ponto de vista de indicação de cirurgia e qual o melhor procedimento a ser realizado nesse paciente, que também terá acompanhamento de outras equipes, como endocrinologista, equipe de nutrição, fisioterapia, psicologia, para que ele possa ter as melhores condições de ir para a cirurgia e para que ele possa, também, ter um acompanhamento pós-cirúrgico adequado, e que a gente possa considerar, no fim disso tudo, um procedimento realizado com sucesso”, esclarece o diretor técnico do hospital, Thyago Morais.

Para se cadastrar no programa Opera Paraíba, o usuário pode acessar o endereço eletrônico operaparaiba.pb.gov.br ou se dirigir,  presencialmente, ao Hospital de Clínicas.

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO