Resolução do Governador da Paraíba autoriza conversão de 63 leitos covid-19 por leitos de UTI na rede hospitalar


 O governador João Azevêdo autorizou a portaria que converte 63 leitos da covid-19 em leitos convencionais de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o Sistema Único de Saúde (SUS), que serão usados no tratamento de enfermidades diversas. Como obtido com exclusividade pelo ClickPB, a resolução foi publicada nesta sexta-feira (12), no Diário Oficial.

Como apurou o ClickPB, a medida amplia o número de leitos de UTI na assistência médica voltada para o tratamento de diversas doenças, com foco no aumento da oferta aos demais pacientes que necessitam de outros cuidados intensivos não relacionados à covid-19.

A mudança leva em consideração a expressiva diminuição de casos e internações pela doença, que gerou uma baixa ocupação desses leitos em função da imunização contra a doença que matou mais de 681 mil brasileiros. 

A iniciativa que passa a valer no dia de sua publicação foi acertada entre o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (CONSEMS) e a Comissão Intergestora Bipartite (CIB).

A nível nacional mais de 5 mil leitos implantados durante a pandemia da covid-19 estão sendo convertidos para o tratamento de outras doenças, após decisão entre o governo federal, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).





CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO