CMJP vai debater Turismo e ‘Setembro Amarelo’ nesta semana

 

Três sessões especiais movimentam o Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) nesta semana. Entre os dias 26 e 30 de setembro, o Legislativo Municipal da capital paraibana vai debater o Turismo e o ‘Setembro Amarelo’, além de celebrar a ‘Semana das Artes Marciais’

Já na segunda-feira (26), às 14h30, acontece a primeira sessão especial da semana para debater questões atinentes ao Turismo em nossa cidade, celebrar o ‘Dia Mundial do Turismo’ e o ‘Dia do Turismólogo’. O vereador Bruno Farias (Cidadania) propôs a discussão.

O Dia Mundial do Turismo foi criado em 1980 pela Organização Mundial do Turismo (OMT). A data é uma comemoração ao aniversário do Estatuto da Organização Mundial do Turismo, criado em 27 de setembro de 1970, e tem como principal objetivo ressaltar a importância econômica, social e cultural dessa atividade. Ainda nesta data comemora-se o Dia do Turismólogo. O termo “turismólogo” também surgiu nos anos 70, com o intuito de normatizar uma categoria de profissionais da área de turismo, que não possuíam reconhecimento pelo mercado. Cabe ao turismólogo elaborar políticas de Turismo municipais, estaduais, nacionais, internacionais, transregionais e transnacionais, além do planejamento do espaço turístico; analisar e criar planos para o desenvolvimento do turismo.

Em alusão à Semana das Artes Marciais acontece outra sessão especial na quarta-feira (28), às 14h, em propositura do vereador Carlão (PL).

“Visto que o projeto da ‘Semana de Artes Marciais é um incentivo à prática das Artes Marciais, que oportuniza a todos aqueles que praticam a respectiva modalidade esportiva e de luta a ter um espaço para divulgar e intercambiar informações, conceitos, melhores técnicas e práticas sobre esse esporte. É de grande importância que haja uma sessão para debater a respeito do tema apresentado”, justificou Carlão.

Encerrando os eventos a semana, acontece a última sessão especial na sexta-feira (30), às 9h, para debater o tema ‘Setembro Amarelo’. O debate foi proposto pela vereadora Rebeca Sodré (União Brasil).

“Este requerimento de sessão especial pretende provocar o debate sobre as principais problemáticas decorrentes do referido tema, procurando através de um diálogo propositivo identificar e buscar soluções para uma matéria de enorme relevância. Foi percebido um aumento da quantidade de casos de suicídio no período pós-pandemia, principalmente entre crianças e adolescentes, o que justifica ainda mais a presente propositura”, defendeu Rebeca Sodré.

O ‘Setembro Amarelo’ é o mês dedicado à prevenção ao suicídio. Trata-se de uma campanha que teve início no Brasil em 2015 e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

PB Agora


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários